100% de ocupação de leitos de UTI em seis regiões do Estado pressiona Planalto Norte

Ocupação de leitos adultos nesta quinta-feira, 3, chegava a 67,8% nos hospitais de Canoinhas e Mafra

 

 

 

Pelo menos 13 hospitais públicos de Santa Catarina que tratam pacientes com coronavírus operavam, nesta quinta-feira, 3, com lotação máxima nos leitos adultos de terapia intensiva (UTI). Os hospitais ficam em seis regiões do Estado – Meio-oeste, Alto Uruguai, Serra, Nordeste, Extremo Sul e Alto Vale do Rio do peixe.  São 215 hospitalizados para tratamento da doença entre as 13 unidades sobrecarregadas. Ao todo, há 610 pessoas internadas pelo Sistema de Saúde Pública (SUS) no estado – três delas, crianças. As informações são do governo estadual.

 

 

As demais regiões estão, a maioria, com taxas de ocupação acima dos 80%. Apenas o Extremo Oeste e o Planalto Norte (que engloba Canoinhas e região) estão com taxas de ocupação abaixo dos 80%, o que não é uma notícia que alivia a tensão. Isso porque a rede SUS é nacional e pacientes de outras regiões com UTIs superlotadas devem ocupar as vagas livres em hospitais da região. No Planalto Norte, o Hospital Sagrada Família de São Bento do Sul tem três vagas para paciente com covid, o São Vicente de Mafra tem 14 leitos e o Santa Cruz de Canoinhas tem 10 leitos. Já o São Braz, de Porto União, tem dois leitos. Dos 28 leitos ativos, 19 estavam ocupados nesta quinta. Novos dados devem sair no fim da manhã desta sexta-feira, 4.

 

 

 

 

O índice geral de ocupação das UTIs públicas de SC é de 92%. O dado considera, também, os pacientes acidentados, recentemente operados ou com outras enfermidades, que ocupam leitos adultos, infantis e neonatais. 

Rolar para cima