A sessão ocorreu no plenário da Câmara, na tarde de quinta-feira, 28
A última sessão realizada pelos vereadores mirins de Canoinhas, legislatura 2017/2018, na quinta-feira, 28, teve importante participação da comunidade e apresentação de indicações, requerimentos, além de homenagens aos jovens vereadores que já fazem parte da história do município.
Durante a última sessão dessa legislatura foram apresentadas 13 indicações além de um requerimento. Também foi entregue a cada vereador mirim, incluindo seus suplentes o diploma de Vereadores Mirins de Canoinhas.
INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS
As indicações solicitaram à Câmara de Vereadores de Canoinhas, possibilidade de que as reformas que incluam mudança na estrutura das unidades escolares, aconteçam somente durante as férias escolares. Também foi solicitado a possibilidade e instalar placas de trânsitos nas principais ruas do Distrito de Marcílio Dias, pintura das faixas de pedestres na rua Caetano Costa, no entroncamento com a rua 12 de Setembro e Paul Harris, instalação de um parquinho e placa de identificação na Escola Básica Municipal (EBM) Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho.
Ainda foram solicitadas a possibilidade de utilizar os quiosques da Praça Oswaldo de Oliveira para fins educativos, elaboração de projeto de pavimentação asfáltica para as ruas Alfrdo Kehler e Guilherme Gonchorovski, ambas no bairro Alto da Tijuca e na Avenida Júlio Budant Neto, trecho entre o Portal de Canoinhas até a Avenida Expedicionários.
Projeto de Resolução que institui o projeto “Visita Solidária e Jovem Voluntários” também foi apresentado, além de pedidos para criação de grêmios estudantis nas escolas e inclusão no Regimento Interno dos Vereadores Mirins “moções de agradecimento”.
Em requerimento, os vereadores mirins atuais parabenizaram os vereadores mirins eleitos para legislatura 2018/2019.
TRIBUNA
No uso da tribuna, vereadora mirim Aline Isabela Padilha agradeceu o apoio de todos no mandato da primeira turma de vereadores mirins de Canoinhas. ” Obrigado a todos da Câmara e vereadores, e equipe de nossas escolas, que nos apoiaram e ensinaram a ver o lado bom da política, e que podemos fazer diferença sim para uma sociedade mais justa. Foi uma experiência única e incrível, graças a vocês todos”.
Vereadora mirim Nathália Pereira destacou todo aprendizado que teve durante seu mandato. “Aprendi sobre cidadania, ética, moral, responsabilidade, direitos, deveres e outros itens que não cabem ser citados aqui, mas que eu nunca esquecerei”. Nathália ainda frisou que a primeira turma de vereadores mirins entrou para história do município. “Isso é uma grande honra, e que seremos sempre gratos”.
Ela também citou sobre uma das suas indicações, e que irá continuar lutando para se tornar realidade, sobre ter a disciplina de inglês desde o 1º ano do ensino fundamental nas escolas públicas. “É uma grande mudança na grade curricular, mas também de extrema importância que as crianças recebam esse conhecimento desde seus primeiros anos na escola”, enfatizou.
Vereadora e presidente mirim Brenda Komochena, no uso da palavra, destacou que desde o início se identificou muito com o trabalho e também aprendeu muito. “Aprendi muitas coisas que a maioria dos jovens não tem acesso, e por isso fico muito grata por ter passado esse tempo na Câmara Mirim, isso me enriqueceu muito como cidadã”, finalizou.
Vereador Wilmar Sudoski (PSD), autor da Lei que criou o projeto Vereadores Mirins, destacou em sua fala que o projeto nesse ano foi ampliado com a participação de escolas estaduais e particular, devido ao sucesso da ideia. “Esse foi um projeto muito bem aceito pelas pessoas e fez com que esses jovens aprendam desde muito cedo a democracia correta e o trabalho pelo bem do próximo”.
O presidente da Câmara, Coronel Mário Renato Erzinger (PR) ao início da sua fala parabenizou o vereador Wilmar Sudoski pela iniciativa do projeto dentro do município. “Com isso, uma nova semente foi lançada em nossa cidade, e são em momentos muito difíceis que o país atravessa, que ações como essa nos mostram o quanto podemos fazer pelo próximo, com boas ações e que mudem o pensamento dos nossos jovens”.
Erzinger ainda destacou que pretende ver num futuro próximo esses jovens atuando como vereadores ou até prefeito do município, trabalhando por uma sociedade cada vez mais justa e participativa. “E lembrem-se que a partir de agora vocês serão sempre lembrados como os primeiros vereadores mirins do município, e vocês são o exemplo para os jovens”.
GALERIA MIRIM
Ainda, na última sessão dos Vereadores Mirins da legislatura 2017/2018, foi inaugurado também a galeria da primeira turma de Canoinhas, que fica no hall de entrada da Câmara de Vereadores de Canoinhas, com quadro de todos os vereadores que atuaram nessa legislatura, incluindo seus vereadores suplentes.
Primeira Turma Vereadores Mirins
Brenda Maria Komochena – presidente
Jamile Muhlmann – vice-presidente
James Lorena – 1º secretário
Helen Karine Cordeiro – 2ª secretária
Milena Guesser – vereadora mirim
Serena Leitemberg – vereadora mirim
Aline Isabella – vereadora mirim
Vitória Martins – vereadora mirim
Nathália Pereira – vereadora mirim
Rafael de Lima – vereador mirim
Gabriel Schiessl – vereador suplente
Maísa dos Santos – vereadora suplente
Participaram da sessão o presidente da Câmara, Coronel Mário Renato Erzinger (PR), vereador e autor do projeto Vereadores Mirins, Wilmar Sudoski (PSD) e a vereadora Camila Lima (MDB). Estiveram presentes também os diretores das escolas municipais e estaduais, além de representantes da secretaria municipal de Educação, da Unidade Integrada de Ensino e familiares.