3º BPM forma turma de mulheres-soldados

Acontece nesta sexta-feira, 8, a  formatura do Curso de Formação de Soldados Femininas do 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas. Leia abaixo a mensagem que as soldados escreveram:

“Para muitas de nós falar sobre como tudo iniciou, como tudo começou nessa carreira militar é um sentimento impar para cada uma das que hoje se formam, com a sua história, lutas, dificuldades e preconceitos.

A vontade de ingressar nessa corporação admirável era maior do que os empecilhos que encontrávamos a cada fase do concurso, ou seja, cada fase era um sentimento com gosto de vitoria, perdemos horas de sono para estudar primeiramente para a fase teórica eliminatória, aptas seguimos para a segunda fase o exame médico sendo eliminatória também, na qual o fervor de ser consideradas aptas acabou a nos sujeitar a cirurgias de visão, remoções de tatuagens e a briga pela altura mínima exigida.

Seguindo nossa jornada com respaldo judicial, avançamos para a próxima fase de aptidão física, nas quais muitas ficaram pela estrada, infelizmente não preparadas para o exercício da função policial militar.

Deste dia em diante já percebíamos que existia um sentimento de companheirismo, éramos concorrentes, mas vibrávamos juntas e fazíamos um esforço para que todas seguissem em frente, diante dos acontecimentos um numero reduzido, mas com a mesma garra do inicio, concluímos as demais fases psicológica, investigação social, entrega da documentação e exame toxicológico.

Aptas em todas as fases, a esperança do ingresso parecia cada vez mais perto e ao mesmo tempo distante pelo fato da porcentagem que a corporação permitir de policiais militares femininas.

Com muita dedicação e esforço de um grupo que se uniu, conseguimos ser incluídas por falta de preenchimento no quadro de vagas masculina, e através do respaldo que o efetivo de 6% dentro do estado todo não estava completo, por decisão do Governador do Estado.

No dia 18 de novembro de 2013 cruzou o portão das armas do 3 BPM 34 mulheres ansiosas por não saber o que viria pela frente, nenhuma com experiência militar e muito menos acostumadas a regrada vida castrense, alicerçadas na hierarquia e disciplina militar.

Durante o período de formação adquirimos condicionamento físico, psicológico e intelectual, disputando juntamente com o sentimento individual de cada uma a distancia de casa, familiares, amigos e além das presentes mães de família, que deixaram seus filhos na busca de um ideal.

 Após o longo período de adaptação, o que nos deixou mais vigorosas e mais unidas frente ao próprio pelotão e a corporação, vestimos a farda policial militar e sentimos o respeito, a honra e responsabilidade desta profissão.

Finalizando o Curso de Formação de Soldados Feminino, as 34 mulheres policial militar, sentem-se honradas de terem concluído o seu curso de formação em uma instituição, a qual proporcionou ensinamentos e doutrinas para seguirmos a diante nesta brilhante missão, além do imenso orgulho de ter passado nove meses na cidade de Canoinhas, no histórico 3º Batalhão de Polícia Militar, o Sentinela do Planalto.

Seguiremos por caminhos distintos, com a nobre missão de proteger, pessoas e patrimônio, tendo a certeza que passaremos a integrar uma instituição de pessoas do bem, para o bem das pessoas.”

 

CFSD 2013/2014

Rolar para cima