5.ª edição do mutirão de castração atende 130 animais em Canoinhas

Nas cinco edições do evento foram castrados 310 animais

 

 

 

No final de semana passado, a Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas realizou a quinta edição do mutirão de castração. Foram castrados 130 animais somente no final de semana.

 

 

 

Os custos dos 130 procedimentos foram pagos pela Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas. A ação contou com o apoio do Grupo Resgate, da ONG Anjos de Patas e de voluntários independentes. Nas cinco edições foram castrados 310 animais.

 

 

 

As castrações gratuitas estão sendo realizadas em animais resgatados que estão sob responsabilidade de acumuladores. Cães e gatos que sofreram com o abandono ou que já nasceram sem um lar estão desprotegidos de doenças como sarna e outras bastantes graves e de fácil proliferação como a leptospirose e a raiva. “É por isso que mantemos o trabalho no Centro de Zoonoses, realizamos a parceria com a UnC e estamos realizando os mutirões para tentar amenizar essa situação. Mas cada um precisa fazer a sua parte cuidando dos seus pets e principalmente não abandonando os animais na rua”, lembra a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski.

 

 

 

Em junho deste ano o prefeito anunciou a ampliação dos serviços e ações de vigilância em saúde, prevenção e controle de zoonoses no município. Isso foi possível graças à parceria com a Universidade do Contestado (UnC).

 

 

 

A clínica do Curso de Veterinária da UnC está castrando animais que estão na fila de espera do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde: “a nossa demanda é grande e eles serão nossos apoiadores neste trabalho”, revela o prefeito.

 

 

 

O Centro de Zoonoses de Canoinhas realiza atendimento entre 30 e 60 animais por mês – são aproximadamente 500 procedimentos por ano.

Rolar para cima