Martinho Lutero marcou uma nova fase no que compreendemos por igreja
Priscila Noernberg
Faltam 500 dias para celebrar os 500 anos da Reforma Luterana. Há cinco séculos o então monge Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, na Alemanha. Os desdobramentos deste acontecimento mudaram o mundo e a forma de se viver como igreja.
É por isso que a comunidade luterana internacional está marcando o início da contagem regressiva para o início dos festejos. Dia 31 de outubro de 2017 é a data em que luteranos de todo o mundo celebram a Reforma. Neste final de semana faltarão apenas 500 dias para celebrar a data histórica e por isso os festejos iniciam agora.
Amanhã, às 15h17, os sinos das comunidades luteranas vão tocar durante um minuto em todo o Brasil. O culto especial para marcar a contagem regressiva dos 500 dias para os 500 anos será no dia 26 de junho, às 9 horas, na Igreja Luterana de Canoinhas. Na ocasião será feita uma Rosa de Lutero no jardim da igreja também. Durante os 500 dias, diariamente o blog da paróquia (ieclbcanoinhas.wordpress.com) vai publicar 500 frases do reformador.
HISTÓRIA
Para a pastora Maíze Katiane Dhein, a Reforma Luterana tem um marco histórico importantíssimo: “na sua busca por paz com Deus, Lutero deixa o legado de uma nova compreensão das Escrituras Sagradas em todo o mundo”, explica. Marcar a passagem dos 500 dias é forma para “festejar a nossa presença e o nosso jeito de participar da missão da igreja de Jesus Cristo no mundo”, acrescenta Maíze.
A própria Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil deixa claro que a comemoração não é para celebrar uma separação. “Festejamos, sim, a nossa vocação e as características da nossa Igreja a partir do movimento que recebeu de Martim Lutero marcas claras”, informa a IECLB.
IGREJA LUTERANA DE CANOINHAS
A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas tem em torno de 600 famílias, com cerca de dois mil membros batizados. A paróquia atua em cinco cidades da região: Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Três Barras e São Mateus do Sul/PR. “Temos em torno de 35 grupos de atividades na paróquia, envolvendo crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens, a família como um todo”, afirma Maíze.