500 dias para celebrar os 500 anos da Reforma Protestante

Martinho Lutero marcou uma nova fase no que compreendemos por igreja               

 

Priscila Noernberg

 

Faltam 500 dias para celebrar os 500 anos da Reforma Luterana. Há cinco séculos o então monge Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, na Alemanha. Os desdobramentos deste acontecimento mudaram o mundo e a forma de se viver como igreja.

É por isso que a comunidade luterana internacional está marcando o início da contagem regressiva para o início dos festejos. Dia 31 de outubro de 2017 é a data em que luteranos de todo o mundo celebram a Reforma. Neste final de semana faltarão apenas 500 dias para celebrar a data histórica e por isso os festejos iniciam agora.

Amanhã, às 15h17, os sinos das comunidades luteranas vão tocar durante um minuto em todo o Brasil. O culto especial para marcar a contagem regressiva dos 500 dias para os 500 anos será no dia 26 de junho, às 9 horas, na Igreja Luterana de Canoinhas. Na ocasião será feita uma Rosa de Lutero no jardim da igreja também. Durante os 500 dias, diariamente o blog da paróquia (ieclbcanoinhas.wordpress.com) vai publicar 500 frases do reformador.

 

HISTÓRIA

Para a pastora Maíze Katiane Dhein, a Reforma Luterana tem um marco histórico importantíssimo: “na sua busca por paz com Deus, Lutero deixa o legado de uma nova compreensão das Escrituras Sagradas em todo o mundo”, explica.  Marcar a passagem dos 500 dias é forma para “festejar a nossa presença e o nosso jeito de participar da missão da igreja de Jesus Cristo no mundo”, acrescenta Maíze.

A própria Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil deixa claro que a comemoração não é para celebrar uma separação. “Festejamos, sim, a nossa vocação e as características da nossa Igreja a partir do movimento que recebeu de Martim Lutero marcas claras”, informa a IECLB.

 

IGREJA LUTERANA DE CANOINHAS

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas tem em torno de 600 famílias, com cerca de dois mil membros batizados. A paróquia atua em cinco cidades da região: Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Três Barras e São Mateus do Sul/PR. “Temos em torno de 35 grupos de atividades na paróquia, envolvendo crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens, a família como um todo”, afirma Maíze.

 

Rolar para cima