Deinfra libera ordem de serviço para operação de 29 lombadas eletrônicas

Na região, há dois redutores de velocidade, um em Canoinhas e outro em Irineópolis

Foto: Redutor instalado em Canoinhas/Arquivo

 

Foi liberado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra-SC) a ordem de serviço para operação de 29 redutores de velocidade nas rodovias catarinenses. Os equipamentos foram instalados em 2011 pela empresa vencedora da licitação Perkons/TES e agora devem ser ligados.

Na região, há dois redutores, ambos na SC-280, que liga Canoinhas a Porto União.

Um deles está nas proximidades do Autoposto Piedade, em Canoinhas. O outro na localidade de São Pascoal, em Irineópolis.

A assessoria do órgão estadual informou que o início das autuações é de responsabilidade da empresa contratada para instalar e operar os equipamentos. Antes disso, os redutores de velocidade devem passar por averiguação técnica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O processo licitatório foi lançado em 2006 e após uma série de embargos judiciais foi liberado pela Justiçae Ministério Público no fim de 2013.

O edital previa a instalação de 100 redutores de velocidades quando foi barrado pelo Ministério Público Estadual após a contestação de empresas participantes do processo. Após a decisão de recursos, em julho de 2008 a empresa Perkons/TES foi anunciada como vencedora e executaria o serviço a um custo de R$ 59,3 milhões. As empresas concorrentes entraram novamente com recursos e em 2011, 30 aparelhos chegaram a ser instalados, até que uma nova suspensão na Justiça voltou a barrar o processo.

No final de 2013, a Perkons/TES foi confirmada como vencedora.

Com informações do Diário Catarinense

Rolar para cima