Começa neste sábado, 15, a 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. O maior evento do esporte catarinense será disputado até o próximo dia 25 na cidade de Itajaí, reunindo quase 5 mil atletas de 90 municípios de todo o Estado. A cerimônia de abertura, muito aguardada e cercada de segredos por parte da organização, está marcada para às 20h, no Estádio Doutor Hercílio Luz. O governador Raimundo Colombo estará presente, além de outras autoridades.
Confira a programação e todas as informações oficiais dos 54º Jasc
Leia também: Favorita, Itajaí quer um lugar na história dos Jasc
Dados históricos e curiosidades dos Jogos Abertos de Santa Catarina
Uma história contada desde a época dos índios até os dias atuais de Itajaí, passando pela época das colonizações, pincelando sobre o ciclo da madeira e contando sobre a instalação do porto. Esse será o enredo na cerimônia de abertura, que será aberta com a entrada das delegações (começando, como manda a tradição, pela cidade de Brusque, sede dos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, em 1960). Cada delegação será conduzida por professores da rede de ensino municipal e da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) caracterizados de operários portuários em homenagem aos responsáveis pela principal atividade econômica de Itajaí.
Buscando a valorização dos artistas locais, a organização convidou a artista Bárbara Damásio para cantar o Hino do Estado de Santa Catarina e duas companhias de dança da cidade, Companhia de Dança Millenium e Tríade Companhia de Dança de rua, serão responsáveis pelas apresentações de dança e música do evento. Para encerrar a cerimônia, um show de Armandinho, músico gaúcho que adotou a Praia Brava, umas das mais conhecidas de Itajaí, para morar.
Essa, claro, é a parte que pode ser revelada. Muitas surpresas são esperadas para a noite de abertura da maior competição esportiva do Estado, entre elas homenagens a ex-atletas destaques de Itajaí que participarão da escolta da bandeira dos Jogos Abertos e da condução da tocha olímpica. Além disso, a organização promete um show de tecnologia.
DISPUTAS JÁ COMEÇARAM
As competições, entretanto, começaram já no sábado pela manhã com 14 modalidades. As primeiras medalhas sairão no atletismo, no tiro e na natação. Ao todo, aliás, serão quase 700 medalhas distribuídas até o último dia dos Jasc. Troféus serão 47, em 26 modalidades, além é claro do troféu entregue ao campeão-geral, que nesta edição homenageia a cidade-sede através da imagem de um navio no porto e levará o nome do comendador Rubens Fachini, um dos criadores dos Jasc, que morreu em abril desse ano.
Itajaí recebe os Jogos Abertos pela quarta vez (a última havia sido em 2001). E após bater na trave e ficar com o vice-campeonato nas duas últimas edições (2012 em Caçador e 2013 em Blumenau), investiu pesado para romper a barreira e entrar no seleto grupo de campeões dos JASC, que até hoje tem apenas as três maiores cidades do Estado: Joinville, Florianópolis e Blumenau. A representante do Vale do Itajaí, maior vencedora dos Jogos, com 40 conquistas, sendo a última no ano passado, será a principal rival dos donos da casa na disputa pelo título.