Diversas autoridades e pessoas da sociedade civil organizada participaram do encontro
Aconteceu na sexta-feira,13 em Canoinhas, a 6ª Conferência das Cidades. O evento que foi promovido pelo Conselho do Plano Diretor do município, aconteceu na Câmara de Vereadores, contando com uma programação de fóruns de discussões e palestras durante o decorrer do dia. Diversas autoridades e pessoas da sociedade civil organizada participaram do encontro, que teve o objetivo de discutir e elencar propostas para as políticas públicas que refletem na condição de vida das pessoas, atualmente e nos próximos anos. A 6ª Conferência teve como seu tema principal, “Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”.
Prefeito Beto Faria enfatizou a importância da realização da conferência no município. “Esta Conferência tratou de muitos assuntos atuais e gostaríamos que a participação da comunidade fosse cada vez maior. Nela preparamos nossa terra para o futuro, pois dessas discussões é que surgem ideias para melhoria das condições de mobilidade urbana, acessibilidade e diversos assuntos atuais. Que Canoinhas seja bem representada e bem vista a nível estadual e nacional, e que daqui saiam sugestões efetivas para esses assuntos fundamentais”, disse Faria.
Durante o encontro, o arquiteto e urbanista Paulo Chiesa, de Curitiba, ministrou uma palestra para os conferencistas, abordando principais ideias de desenvolvimento urbano, como também, discutiu o temário da conferência, relacionando pontos ao município. Já na parte vespertina do encontro, foram divididos grupos de discussões em três eixos, sendo eles: Habitação, Saneamento Básico e Mobilidade Urbana. Após as discussões, as principais propostas que foram elencadas pelos grupos, foram apresentadas e avaliadas pela plenária. Ao final da conferência, foram eleitos 7 delegados para representar o município na fase estadual, que acontece em Florianópolis.
O secretário de planejamento de Canoinhas, Gilson Guimarães, na oportunidade falou sobre as propostas que foram elencadas entre os grupos. “Todas estas propostas discutidas entre os eixos de trabalhos serão encaminhadas para a conferencia estadual, que acontecerá em Florianópolis. Tenho a certeza que fizemos muito bem o nosso papel, e que certamente esses são os primeiros passos para a resolução de nossos problemas”, comentou.
O presidente do Conselho do Plano Diretor de Canoinhas, Cleiton Tarciso Fuck, avaliou a realização do evento, e finalizou agradecendo os participantes. “Além de proposições dos planos de ação, o Seminário foi de grande valia para a estimulação de políticas de desenvolvimento urbano, também com a finalidade de eleger delegados para Conferencia Estadual das Cidades. Agradecemos a todos que participaram deste importante momento para o nosso município”, finalizou Fuck.