9º Batalhão de Bombeiros Militares ganha novo comandante

Aconteceu na manhã desta sexta feira, 9, a passagem oficial de comando do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Canoinhas. Após seis anos à frente da instituição deixou o corporação o Coronel Altair Francisco Lacovicz e assumindo as funções o Tenente Coronel Edson Biluk, que vem da corporação de Itajaí.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Wilson Pereira, prefeito em exercício; vereador Renato Pike representando a Câmara Municipal; subcomandante do Bombeiros em SC Coronel Glademir Murer; oficiais bombeiros; oficiais militares;  bombeiros de toda a região norte de Santa Catarina, bombeiros da reserva renumerada; autoridades locais e regionais; familiares e convidados em geral.

Durante a passagem de comando foi entregue um caminhão no chassi e assinada a ordem de serviço para que venha a receber as adaptações para uso no dia a dia nas atividades de bombeiros.  Atividades como combate a incêndios e desencarceramento de vitimas em acidentes, entrega feita ao tenente Nauro Muck, comandante do Companhia de Bombeiros de Canoinhas. A assinatura foi feita com o município de Canoinhas.

A Prefeitura de Canoinhas realizou licitação com recursos oriundos da contribuição da comunidade para o Corpo de Bombeiros, através das taxas de prevenção contra incêndios e sinistros, e adquiriu um guindaste hidráulico, tipo canivete, para ser instalado no novo caminhão do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas.

Após a instalação desse equipamento, será realizado o encarroçamento do novo caminhão, devendo ser instalado além da estrutura convencional, o canhão de combate a incêndios na extremidade do guindaste, que se tornará semelhante a viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Mafra, que está em exposição em frente ao quartel.

Esse projeto é uma evolução que vem sendo construída dos caminhões de São Bento do Sul e Mafra, num projeto do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, concebido após estudos e desenvolvimento da ideia de um veículo para fortalecer as atividades de salvamentos, resgate e combate a grandes incêndios.

bomb 5 bomb 1 bomb 2 bomb 3 bomb 4

Esse caminhão pode substituir quase que integralmente caminhões do tipo plataformas aéreas em ações de combate a incêndios, com um custo de 20% de um equipamento do gênero. Totalizando o investimento no guindaste é de R$ 124,5 mil mais a aquisição do caminhão no valor de R$ 211,2 mil.

Em sua fala durante a despedida, Lacovicz agradeceu as parcerias durante esse tempo que esteve no comando, agradeceu sua esposa, e se emocionou ao lembrar da partida do colega de farda major Marcelo Magnabosco. Por fim fez leitura de um trecho da música “Vida de Bombeiro” em alusão aos bombeiros presentes.

Em entrevista ao repórter Biluka, da rádio 98fm, o novo comandante destacou que as ações, projetos e trabalhos de rotina do quartel dos bombeiros está sendo bem feita e é só dar continuidade. ““Pretendo inovar com algumas ações junto a comunidade do interior, grupos da terceira idade, bombeiros comunitários, tenho muitos projetos para desenvolver durante o ano de 2015 aqui em Canoinhas e região”, conclui Biluk.

 

Rolar para cima