A partir desta terça, temperatura começa a cair e o tempo deve ficar seco
Em algumas regiões de Santa Catarina o sol já deve aparecer nesta segunda-feira, 3, com algumas nuvens. No Litoral, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, a nebulosidade ainda permanece e pode haver chuva isolada. Aberturas do sol também estão previstas no decorrer do dia. O vento sopra de sudeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral. A temperatura continua amena pela manhã e a tarde ela começa a declinar. Um sistema de alta pressão no sul do Brasil ficará mais intenso, com circulação marítima no Estado.
De terça a quinta-feira, o tempo será seco e ensolarado em Santa Catarina, com a atuação de uma alta pressão. A temperatura ficará baixa nas madrugadas, próxima a 0º C, em alguma regiões. As tardes porém, devem ser mais quentes.
Para Canoinhas, a previsão para esta segunda-feira, 3, é de muita nebulosidade, segundo a Epagri /Ciram. Temperatura entre 14 e 20 graus. Na terça-feira, 4, sol com algumas nuvens e a temperatura, um pouco mais baixa, entre 7 e 18 graus. Na quarta-feira, 5, permanece o sol com algumas nuvens e a temperatura entre 5 e 17 graus. Na quinta-feira, 6, a condição de sol com algumas nuvens se repete, e a temperatura marca entre 7 e 18 graus.
NÍVEL DO RIO
As chuvas diminuíram, mas o nível do rio Canoinhas continua subindo. Na manhã desta segunda-feira, 3, estava em 6,35 metros. O nível de transbordamento é de 6,50 metros. As 20 famílias que deixaram suas casas em Três Barras seguem em abrigos.
MAIO MAIS CHUVOSO DOS ÚLTIMOS 25 ANOS
O mês de maio possui uma média climatológica de aproximadamente de 120 a 160 milímetros as regiões do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. Do Planalto ao Litoral, a média é menor, variando entre 100 a 120 milímetros. Em especial, o Litoral, os valores médios de chuva ainda são bem menores em relação às demais regiões, sendo a Grande Florianópolis, e, principalmente no Litoral Sul como a região de menor média para este mês (80 milímetros em média).
Nos 31 dias de maio, a região menos chuvosa foi a do Vale do Itajaí, mesmo assim com valores foram em torno de 170 a 200 milímetros , bem acima da média da região que é de 100 milímetros. No Planalto Norte, as médias ficaram por volta de 240 a 280 mm, também bem acima da média (120 milímetros).