Canoinhas debate turismo rural na agricultura familiar

Aconteceu durante toda esta quarta-feira, 5, no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) em Canoinhas, o Seminário Regional de Turismo Rural na Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense. O evento, envolvendo todos os municípios da região, foi realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte).

Com o objetivo de discutir e planejar ações para o desenvolvimento do Turismo Rural junto as propriedades agrícolas familiares da região, diversas lideranças envolvidas estiveram presentes, representando diversos órgãos do Estado e entidades do Planalto Norte. O encontro também criou o Fórum Regional de Turismo Rural.

Estiveram presentes no evento o gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg; Rosangela Gomes de Castro, da Diretoria de Políticas do Lazer da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado; representante do Programa SC Rural, André Ricardo Polletto; gerente de Assistência Social da SDR Canoinhas, Eleni Baum, no ato representando o secretário regional Ricardo Pereira Martin; secretário de agricultura de Canoinhas, Joércio MIelke, no ato representando o prefeito municipal; além de diversas autoridades de toda região.

 

APRESENTAÇÕES E PROPOSTAS

Às 9h aconteceu a abertura oficial com a presença de autoridades. A partir das 9h30 Marcelo Tokarski, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canoinhas fez uma breve caracterização da Região do Contestado e diagnóstico do Turismo Rural na região.

Gilberto Neppel, da Epagri Regional Canoinhas seguiu a programação falando a respeito das implicações da Indicação Geográfica (IG) de Erva-mate no Turismo Rural da região. Em seguida, Rosângela L. Gomes de Castro, da Diretoria de Políticas do Lazer da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte falou sobre possibilidades e oportunidades do Turismo Rural.

André Ricardo Poletto, responsável por Capacitação, Turismo e Salvaguardas Sociais do Programa SC Rural, apoiador do evento, explicou o incentivo do Programa à atividade turística.

Ainda durante a manhã, Cristina Maria Pauli, da Pousada Casa Antigade Campo Alegre relatou sua experiência com Turismo Rural; e Bruno Pansera Espíndola, do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas pontuou sobre pequenos frutos, atrativo turístico e alternativa diversificadora para a produção agroecológica. A tarde, Eliane Strapasson, do Conselho de Turismo de Mafra apresentou a experiência com Roteiros Turísticos.

O gerente  regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg explica que durante o Seminário, foram realizados trabalhos em grupos e apresentadas as propostas para o planejamento do Turismo Rural para os próximos anos na região do Planalto Norte Catarinense. “Todas as propostas serão encaminhadas para criação do Fórum Regional de Turismo Rural”, destaca.

Rolar para cima