Tardes com temperaturas em elevação
O início desta semana será de sol de acordo com a previsão do meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins. O sol aparece com algumas nuvens na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí, no Litoral Norte e Planalto Norte. Nas outras regiões, o tempo fica ensolarado, mas com aumento das nuvens a partir da tarde. As tardes devem ser mais quentes, marcando 21 graus nas regiões mais frias do Estado e até 28 graus no Oeste e no Litoral.
Em Canoinhas, a segunda-feira, 10, será de sol com algumas nuvens, e temperatura entre 8 e 20 graus. De terça-feira, 11, a quinta-feira, 13, a condição do tempo permanece a mesma: o sol aparece todos os dias acompanhado de algumas nuvens. Na terça-feira, 11, a temperatura deve ficar entre 9 e 21 graus, na quarta-feira, 12, entre 10 e 23 graus, e na quinta-feira, 13, entre 11 e 23 graus.
CHUVAS NO TRIMESTRE
Previsão de chuva acima da média climatológica no trimestre, em Santa Catarina. Continua a condição de chuva significativa, com valores acima da média especialmente nos meses de junho e julho. O fenômeno El Niño mantém a nebulosidade e a chuva frequentes no Estado.
Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins divulgados pelo órgão.
TEMPERATURA
No trimestre a temperatura estará acima da média climatológica no Estado. A nebulosidade e chuva mais frequentes amenizam o frio, deixando a temperatura mínima acima do esperado para a época do ano. Pelo menos duas massas de ar frio chegarão com mais intensidade ao Sul do Brasil provocando frio, porém com duração pouco prolongada, devido ao fenômeno El Niño.
O inverno será ameno em Santa Catarina e as ondas de frio serão escassas e pouco duradouras, intercalando com períodos mais aquecidos. As massas de ar de origem polar, típicas da estação, trarão temperatura próximo a zero grau, e também negativas, nas áreas altas do Estado, resultando na formação de geada ampla. Episódios de neve podem ocorrer especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade para as áreas altas do Planalto Sul.