Para emagrecer, a primeira dica é procurar a orientação de um especialista
Um estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, comprova que abusar de fontes de proteína animal pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Para concluir isso cientistas americanos analisaram hábitos de um grupo de mais de 43 mil homens durante 18 anos.
A Dieta de Atkins é o exemplo mais famoso de plano alimentar com altas doses proteicas. Esse cardápio também é rico em gorduras, principalmente saturadas, que estão relacionadas ao aumento dos níveis de colesterol e danos às artérias. Além disso, o exagero no consumo de carne vermelha pode estar por trás de processos inflamatórios dos vasos sanguíneos.
Para emagrecer, a primeira dica é procurar a orientação de um especialista e cortar calorias de maneira equilibrada.
Um cardápio saudável precisa ter de 55 a 60% de carboidratos, vindos de cereais, pães, massas e outros itens, de preferência integrais. Já a gordura entra com 30%. Peixes como o salmão, além do azeite e das oleaginosas – castanhas, amêndoas e nozes –, são excelentes escolhas. Por fim, a proteína deve ocupar 15% e as melhores fontes dela são as carnes magras e os laticínios desnatados.
Para mais artigos sobre alimentação saudável, acesse: https://www.leetdoc.com/br/c/nutricionista/