Stefania Veit trabalha na corporação de Canoinhas
Na sessão desta segunda-feira, dia 1º, a Câmara de Vereadores de Canoinhas realizou homenagem a cabo Stefania Veit, da corporação do Corpo de Bombeiros de Canoinhas, a primeira mulher em Santa Catarina a ser promovida por ato de bravura. A moção de parabenização é de autoria da vereadora Norma Pereira (PSDB) e foi assinada por todos os vereadores.
Norma passou a coordenar os trabalhos ocupando a cadeira da presidência durante a sessão. Ela falou da profissão, dos cursos, do preparo técnico para exercer a profissão de bombeiro e bem atender a comunidade. Destacou o ato de bravura de Stefania, sua coragem e seu comprometimento. “Isso nos enche de orgulho e inspiração, independente da profissão, parabéns”, concluiu.
A soldado frisou que essa homenagem é única, contou um pouco da sua história, da família, do sonho de ser bombeiro, como alcançou esse sonho e agradeceu pela homenagem. “Espero que sirva de inspiração para outras mulheres. Não digo apenas em nível de Estado, pois há mulheres em todas as Forças Armadas. Nada que estou colhendo veio por sorte, tenho trabalhado com dedicação, disciplina, paixão e um pouquinho de resiliência. Para se ter ideia, temos mulheres no Estado que dirigem e operam caminhões de resgate, tanque, entre outros. As mulheres da corporação têm os mesmos treinamentos e todas temos as mesmas capacidades”, completa.
Stefania finalizou com a fala de um ex-comandante. “Existem homens que correm em direção ao perigo, enquanto outros correm em direção contrária. Existem homens que enfrentam o calor das chamas, os mares revoltos, os abismos, os rochedos alterosos e os perigos da incerteza para salvar vidas alheias. Existem homens que arriscam a própria vida em defesa de riquezas que não lhes pertencem. Existem homens que vêem diariamente sua imagem refletida nos olhos dos que em desespero, clamam por ajuda. Existem homens que não poupam sacrifício no cumprimento do dever. Estes homens poderiam ser chamados de heróis, mas eu prefiro chamá-los de bombeiros”.
O ATO DE BRAVURA
Em 2017 em atendimento a uma parada cardiorrespiratória, a soldado Stefania, acompanhada da guarnição de serviço, realizava o procedimento padrão para o caso, quando a mãe da vítima, em estado de choque e transtornada com a situação, localizou uma arma de fogo que estava escondida na casa, e levou-a em direção à própria cabeça para efetuar o disparo e tirar a própria vida em virtude da perda do filho único.
Identificando o risco que todos corriam no ambiente, a soldado Stefania fez uma intervenção providencial ao imobilizar e desarmar a potencial suicida. A bombeiro militar, mesmo não dispondo de treinamento específico de técnicas de defesa pessoal contra arma de fogo, não pestanejou ao colocar sua vida em risco para garantir a segurança de sua guarnição que continuou realizando os procedimentos no local e a das demais pessoas no ambiente.
Por conta deste corajoso ato a soldado Stefania tornou-se a primeira mulher bombeiro militar a ser promovida por ato de bravura na história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.