Vestibular para primeiro curso de graduação do IFSC acontece neste domingo

Um antigo sonho da comunidade da região do Planalto Norte está se concretizando: o Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza neste domingo, 30, o vestibular do primeiro curso superior federal com sede na região. A oferta do curso de graduação de Tecnologia em Alimentos atende aos anseios da Associação dos Municípios do Planalto Norte, que busca a profissionalização da área de alimentos, uma das que mais se desenvolve na região.

Para o Câmpus Canoinhas, a realização do seu primeiro vestibular tem mais um motivo para comemoração, já que o curso superior foi aprovado com apenas três anos de funcionamento do Câmpus. “É uma forma de atendermos à expectativa da nossa própria comunidade, que sempre apoiou o IFSC. Primeiro, na sua implantação. E, agora, na expansão de seus cursos”, ressalta a diretora do Câmpus Canoinhas, Maria Bertília Oss Giacomelli.

Conforme Bertília, o novo curso nasce com uma história de excelência. “Somos uma instituição federal de qualidade, pública e gratuita, que é rica não somente em laboratórios e equipamentos, mas principalmente em recursos humanos”, enfatiza.

O curso superior de Tecnologia em Alimentos terá a duração de seis semestres e será ofertado no período noturno, com quarenta vagas. Seu objetivo é formar profissionais capacitados para desempenhar atividades de fomento da produção de alimentos, utilização das tecnologias de produção, controle de qualidade e preservação de forma racional e econômica, visando reduzir o impacto ambiental.

 

VESTIBULAR

O primeiro vestibular do Câmpus Canoinhas está entre os mais concorridos do IFSC. No sistema de  ampla concorrência, a proporção é de dez candidatos por vaga. Pelo vestibular, estão sendo ofertadas vinte vagas, das quais dez por ampla concorrência e dez por cotas. As outras vinte vagas serão ocupadas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O vestibular do IFSC é composto por duas provas objetivas, com duração máxima de quatro horas cada, com questões de proposições múltiplas e uma Redação em Língua Portuguesa. A primeira prova será realizada no período matutino, a partir das 8h, e será composta por 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; cinco questões de Inglês ou Espanhol; oito questões de Matemática; e uma Redação. Já a segunda prova inicia às 14h e abordará temas de Física, Química, Biologia, História e Geografia (seis questões de cada). Para classificação no processo seletivo, é obrigatória a realização das duas provas.

As provas serão compostas por questões de proposições múltiplas que deverão conter no máximo seis proposições identificadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16 e 32, das quais pelos menos uma será verdadeira. A resposta será a soma dos números correspondentes às proposições verdadeiras e será um número compreendido entre 01 e 63, incluindo esses valores.

 

DICAS AOS CANDIDATOS

No domingo, os candidatos devem se apresentar no local de prova com 30 minutos de antecedência de seu início, portando documento original com foto e caneta azul ou preta. Não é necessário levar nenhum tipo de confirmação de inscrição. O candidato que chegar após o fechamento dos portões ou não apresentar documento original com foto não poderá realizar a prova.

No local de prova, é proibida a consulta a qualquer material e também o uso de calculadoras, celulares, relógio, boné, óculos escuros ou qualquer outro tipo de recurso eletrônico, exceto mediante atestado médico.

Os gabaritos preliminares e as provas aplicadas serão divulgados a partir das 19h do dia 30 de novembro, no Portal do IFSC. A lista dos candidatos aprovados em primeira chamada sai no dia 15 de dezembro.

Rolar para cima