Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre saúde mental para servidores

Roda de conversa abordou saúde mental, matriciamento e a Campanha de Prevenção ao Suicídio

 

 

 

Como identificar sinais de que uma pessoa está com problemas psicológicos? Na manhã desta sexta-feira, 6, a Secretaria de Saúde do Governo de Canoinhas, juntamente com o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), promoveu a roda de conversa Desafios da rede quanto à saúde mental – prevenção e promoção de saúde em todos os setores.

 

 

 

 

“O objetivo é levar ainda mais conhecimento aos profissionais da saúde. Mesmo com poucos recursos, conseguimos dar o suporte para os canoinhenses, com conforto e qualidade”, enfatiza o prefeito Beto Passos.

 

 

 

 

Além de trabalhar com a prevenção, a proposta, de acordo com a secretária de Saúde Zenici Dreher foi falar sobre saúde mental, as divisões de fluxo de atendimento, as responsabilidades de cada setor no atendimento aos casos e saber como identificar e agir em casos de pessoas que por ventura estejam desanimados com a vida.

 

 

 

 

“O preconceito é uma questão cultural, e precisamos trabalhar para quebrar os paradigmas da saúde mental. Trabalhando com olhar diferenciado e identificando os problemas, para atendermos com qualidade o nosso povo”, explica Zenici.

 

 

 

 

Para o vice-prefeito Renato Pike, a saúde do município está bem avaliada. “Nós como gestores, devemos avaliar o que podemos mudar e melhorar, e a capacitação é um ótimo passo para avançarmos cada vez mais”.

 

 

 

 

O médico psiquiatra Alexandre Zatera e a psicóloga Aiessa Tavares ministraram a capacitação.

 

 

 

 

Zenici lembra que a proposta é trabalhar para que cada vez mais o acolhimento possa ser feito em todas as unidades de saúde por profissionais qualificados: “por isso incentivamos a Educação Permanente em Saúde”.

Rolar para cima