Vereador Wilmar Sudoski (PSD) desistiu da candidatura a presidência da Câmara de Vereadores de Canoinhas minutos antes da sessão desta terça-feira, 16.
Dessa forma, o caminho ficou livre para Gil Baiano (PSDB), que foi eleito por unanimidade.
Até o início da sessão, a candidatura de Sudoski era dada como certa. “Nós, do PSD, achamos por bem apostarmos em 2016 em uma candidatura. Temos de trabalhar juntos com todos os senhores vereadores para que sejamos presidente da Câmara”, disse dando a entender que desistiu da candidatura com a promessa de ter apoio dos demais vereadores para se tornar presidente em 2016. Acordo semelhante foi feito no início do mandato. Se fosse cumprido, Sudoski teria sido presidente da Câmara neste ano. Neno Pangratz (PP), no entanto, foi eleito em dezembro do ano passado. No meio deste ano, Neno renunciou em favor do vice, João Grein (PT), que deixa a presidência nesta terça.
Dirigindo-se diretamente a Gil, Sudoski disse: “Se for por mim, você já é o presidente. Quero declarar meu voto pra você. Vai ser eleito por unanimidade. Fica aqui publicamente acertado que o PSD está de portas abertas para formar uma chapa para 2016.”
Renato Pike (PR) como vice-presidente, Neno Pangratz (PP) como segundo secretário e Cris Arrabar (PT) como primeira secretária compõem a mesa diretora eleita.
DISCURSO
Em seu discurso, Baiano disse que amadureceu como pessoa nos seis anos de mandato e que se sente preparado para assumir a presidência. Pediu apoio dos colegas para administrar a Câmara. “Em 2004, quando fui candidato, confesso que não sabia qual era o trabalho do vereador. Em 2008, quando fui eleito, procurei me aperfeiçoar fazendo faculdade de Gestão Pública e diversos cursos que me ajudaram a entender e ter amplo conhecimento do que faz um vereador. O vereador não faz e acontece, ele é o pára-choque da comunidade.”
Falou sobre sua origem humilde, na Fartura, do apelido nascido quando trabalhava em um fábrica e agradeceu a confiança dos demais vereadores. O último presidente a ser eleito por unanimidade foi Renato Pike (PR), em 2013.