Corpo de Bombeiros dá dicas para prevenir incêndios florestais

Incêndio de grandes proporções atingiu parte da Flona em Três Barras

 

 

 

Um incêndio florestal atingiu mais uma vez a Floresta Nacional de Três Barras, dessa vez, de grandes proporções, atingindo a parte norte da Flona na tarde desta terça-feira, dia 1º. O fogo se alastrou rapidamente com a ação do vento e a fumaça atingiu bairros e localidades mais próximas de Canoinhas e Três Barras. Segundo o chefe da Flona, Carlos Ribeiro, até a noite desta terça, cerca de 170 hectares tinham sido atingidos.

 

 

 

 

Além do frio intenso, o inverno catarinense este ano foi marcado por um longo período de estiagem, motivo de atenção com o aumento de incêndios florestais e em áreas de vegetação. No Brasil, a temporada de incêndios vai de maio a setembro, quando se tem uma temporada mais baixa, fazendo com que a maioria da vegetação seque, facilitando a ocorrência de incêndios e a propagação das chamas, explica o comandante dos bombeiros de Canoinhas, Major Sarte.

 

 

 

PREVENÇÃO

Não apenas no período de geadas e estiagem, mas ao longo de todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar orienta a população que não inicie queimadas, principalmente a colocação de fogo em lixo, terrenos e pastagens. A ação pode ocasionar graves acidentes, considerando que o vento no local costuma propagar as chamas.

 

 

 

 

Deve-se evitar também acender fogueiras em áreas de vegetação, além de não jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beira de estradas, atitude que por vezes passa despercebida e também pode resultar em incêndios.

 

 

 

COMO AGIR?

Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o telefone de emergência 193. A tentativa de combate às chamas por alguém não capacitado pode ser feita apenas se o fogo estiver no início, com a utilização de ferramentas, roupas e equipamentos de proteção adequados. Sem os devidos cuidados, o indivíduo pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras, em decorrência do forte calor”. Considerando os riscos à vida, bens materiais e ao meio ambiente, a principal orientação é evitar o início do fogo, em quaisquer circunstâncias.

 

 

Rolar para cima