Previsão de muita chuva e queda de temperatura para Virada do Ano

Previsão é de tempo instável em todo Estado para virada do ano/ Foto: Divulgação

A forte chuva que caiu em todo Estado no final da tarde deste domingo (28),  causou alagamentos, falta de energia e piorou significativamente o trânsito. Cerca de 230 mil casas ficaram sem luz durante as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina neste domingo. A cidade mais atingida foi o município de Itajaí, que chegou a ter 110 mil residências afetadas devido a problemas em três subestações que tiveram seu fornecimento prejudicado pelo temporal no final da tarde.

As quatro cidades mais afetadas com falta de luz por causa das chuvas foram Itajaí, com 110 mil casas sem luz, Blumenau (50 mil), Rio do Sul (25 mil) e Joinville (20 mil). A Celesc afirma que está trabalhando em regime de plantão em todo território catarinense com mais de 80 equipes de eletricistas em campo. Também trabalha com o apoio de mais de quarenta profissionais nos centros de operação e controle.

Previsão do tempo para Virada do Ano

A previsão do tempo para segunda-feira, 29,  é de céu encoberto e com chuva do Oeste ao Planalto Serrano catarinense, melhorando no decorrer do dia. Mas, como é típico da estação, entre a tarde e noite devem ocorrer pancadas de chuva de forma isolada entre Serra e o litoral norte do Estado.

O calor e a umidade do ar devem continuar. As temperaturas variam de 15ºC a 33ºC, com as maiores aparecendo no litoral e as menores nas regiões de maior altitude.

A instabilidade, no entanto, não evita as aberturas de sol, que devem ocorrer ao longo do dia e podem ser aproveitadas nos balneários catarinenses. As altas temperaturas devem continuar até a virada do ano.

A terça e a quarta-feira (30 e 31) também têm tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva em todas as regiões no decorrer do dia. A Epagri/Ciram alerta para o risco de temporais isolados com descargas elétricas e rajadas de vento nos dois dias.

E a quinta-feira, primeiro dia do novo ano de 2015, deve ter um aumento de nuvens com chuva. Uma frente fria vinda da divisa com o Rio Grande do Sul deve se deslocar, afetando o clima em Santa Catarina e reduzindo um pouco as temperaturas.

Rolar para cima