Apenas dois cursos, da UnC Mafra e da Uniguaçu, conseguiram alcançar o conceito máximo no exame
Dos nove cursos superiores oferecidos na região de Canoinhas, Mafra e Porto União/União da Vitória que fizeram o Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior (Enade) em 2018, a maioria obteve conceito 2 ou 3 em uma escala que vai de um a cinco. Apenas o curso de Tecnologia em Marketing, da Universidade do Contestado (UnC), campus Mafra, e o de Direito da Uniguaçu, de União da Vitória, tiraram conceito 5 no Exame. É também da UnC Mafra o conceito mais baixo da região. O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tirou conceito 1 na prova.
Na edição de 2018 do Enade, só 3,3% dos cursos de faculdades privadas conseguiram atingir o conceito máximo. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 7.276 cursos de instituições particulares, só 240 ficaram com o conceito 5. Já entre as instituições públicas, essa taxa sobe para 20,3%.
O cálculo considera as instituições particulares com ou sem fins lucrativos, que somam 7.259 cursos, e inclui 17 cursos de instituições especiais (que são estaduais ou municipais, mas não são gratuitas, e contaram com 807 estudantes no exame).
Já o grupo de instituições públicas inclui 1.244 cursos de universidades e institutos gratuitos das redes federal, estaduais e municipais.
Considerando todos os 8.520 cursos, menos de 6% deles tiveram conceito 5, percentual semelhante ao registrado nos cursos avaliados em 2017. Segundo o Inep, outros 301 cursos ficaram sem conceito no Enade 2018.
O levantamento apresenta, ainda, o perfil socioeconômico dos participantes e os resultados de indicadores de qualidade da educação superior: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). O primeiro, que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes, mostra que não houve diferenças significativas de resultados entre os cursos das modalidades presencial e a distância.
Durante coletiva de imprensa para detalhar as informações do balanço na sexta-feira, 4, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, destacou que o percentual mostra o dinheiro do cidadão sendo aplicado na educação de jovens brasileiros. “O pagador de imposto está ajudando estudantes a concluírem o curso de graduação. O jovem que não tem recursos encontra, no financiamento público, um mecanismo para cursar o ensino superior”, afirmou o ministro. Ele se referia ao fato de o Governo Federal ter auxiliado financeiramente 46% dos cerca de meio milhão de estudantes que realizaram o Exame.
O Enade é aplicado desde 2004 e avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos propostos e às habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O exame é obrigatório nesse caso. Quem não realizar a prova e não responder ao Questionário do Estudante fica impedido de colar grau.
ANÁLISE NACIONAL
A análise focou nos cursos de bacharelado em:
administração;
administração pública;
ciências contábeis;
ciências econômicas;
comunicação social – jornalismo / publicidade e propaganda;
design;
direito;
psicologia;
relações internacionais;
secretariado executivo;
serviço social;
teologia;
turismo.
Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia nas áreas de:
comércio exterior;
design gráfico, de interiores e de moda;
gastronomia;
gestão comercial, financeira, da qualidade, de recursos humanos e gestão pública;
logística;
marketing;
processos gerenciais.
RUF
Ainda no setor educacional superior, nesta segunda-feira, 7, o jornal Folha de S.Paulo publicou o seu Ranking Universitário (RUF), avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2019 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.
No ranking de universidades estão classificadas as 197 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.
Pelo RUF, a UnC ocupa a 180ª posição entre todas as instituições avaliadas, com nota 16,92. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) obteve o melhor desempenho no Estado, com nota 92,58.
No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades. O curso de direito, especificamente, tem uma avaliação específica que leva em conta também aprovação na OAB.