3-6: FRIO RECORDE
Uma intensa massa de ar frio e seco foi responsável pela madrugada mais fria do Outono em Santa Catarina. As cidades mais altas de boa parte do Estado registraram temperatura próxima de zero grau e negativa, com geada.
O termômetro que fica no centro de Canoinhas registrou -3º na madrugada de 3 de junho. Oficialmente, os termômetros da Epagri registraram -0,1º.
Foram pelo menos 16 cidades com temperatura abaixo de zero grau e a temperatura mais baixa ocorreu em Bom Jardim da Serra, -5ºC. No Litoral, o frio também foi forte com 4,4ºC em Criciúma e 6,9ºC em Florianópolis.
JUNHO E JULHO: ENCHENTE HISTÓRICA
Os meses de junho e julho foram de preocupação e tristeza para centenas de famílias da região. A enchente, resultado de três dias de chuva intensa, alagou mais de 40% de Três Barras e atingiu 15 mil pessoas. Já em Canoinhas, mais de 2.200 pessoas foram afetadas pela cheia.
O rio Canoinhas, que passa pelos dois municípios, chegou à marca de 7,99 metros no dia 13 de junho. Esta foi a maior cheia em 30 anos na história da região, apenas perdendo para a grande enchente de 1983. Porém, em número de atingidos, superou. Em 1992, quando o desastre também foi grande, de acordo com o arquivo do jornal Correio do Norte, o nível máximo registrado foi de 7,62 metros.
Estradas do interior ficaram inacessíveis e ruas do Centro de Canoinhas foram interditadas. Em Três Barras, as aulas precisaram ser suspensas por causa da situação de emergência do município.
As prefeituras cederam espaço para as vítimas da enchente, mas a Defesa Civil ainda pediu a colaboração imediata com doações de roupas, calçados e cobertores. A população, no entanto, já se mobilizou antes do previsto. Pela internet, diversos grupos se uniram para conseguir doações, unindo forças com organizações não-governamentais e igrejas.
Já em Irineópolis, com a cheia do rio Iguaçu, um dos prejuízos contabilizados pela Defesa Civil é referente à bacia leiteira. Os alagamentos nas estradas rurais e acessos prejudicados fizeram com que, em cinco dias, fossem perdidos mais de 66 mil litros de leite, um valor estimado em R$ 52 mil.