Tiago Lino de Mattos é acusado de matar Emerson Flores
Tiago Rocha Lino de Mattos foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão nesta terça-feira, 18, no Fórum da comarca de Canoinhas. Ele é acusado de ter assassinado Emerson Flores no dia 20 de dezembro de 2018. O crime teria ocorrido por volta das 21h, na avenida Francisco de Paula e Silva, no distrito São Cristóvão, em Três Barras. Mattos, acompanhado de um menor com 15 anos de idade, teria matado Flores, desferindo contra ele golpes com um instrumento perfuro-cortante que não foi encontrado.
O advogado Marcos Jorge de Souza Rocha baseou sua defesa na tese de legítima defesa, porque a vítima teria tentado agredir o sobrinho do acusado, justamente o menor de 15 anos arrolado no processo. O advogado insistiu na tese de que o menor não estava junto com o tio na hora do crime. Segundo ele, Tiago teria agido sozinho, então não teria como haver corrupção de menores. Os jurados, no entanto, reconheceram todas as qualificadoras, não acolhendo a tese de legítima defesa, reconhecendo que o menor teria participado do homicídio. Tiago não poderá recorrer em liberdade. O Ministério Público deve recorrer da dosimetria da pena, assim como a defesa deve recorrer da sentença.
“Tais fatos foram causados por motivo fútil, pois durante aquela tarde e noite os três estiveram juntos ingerindo bebida alcoólica, quando se iniciou uma discussão motivada pelo troco da bebida recém-comprada, que evoluiu para o crime”, defendeu o Ministério Público na denúncia.