Prefeito Beto Passos tem um desafio para último ano de mandato
O ESCOLHIDO
Uma das pastas mais importantes da gestão municipal está vaga. Desde a saída de Morgana Lessak em outubro (ela voltou para a Câmara de Vereadores, onde é contadora) a Secretaria de Administração de Canoinhas está sem titular.
Prefeito Beto Passos (PSD) convidou o atual secretário de Educação, Osmar Oleskovicz, mas ele declinou do convite. Inicialmente, Osmar cogitava concluir as festividades do Natal, que encabeçou na Secretaria de Educação e, em 2020, assumir a Administração.
Pesando o fato de que pretende concorrer à Câmara de Vereadores em 2020 e o bom desempenho que vem tendo frente à Educação, Osmar preferiu não arriscar. Ele deve se manter na Educação até se licenciar para fazer campanha, em meados de abril.
Dessa forma, Passos tem um dilema pela frente. Ele tem grande confiança em Carlos Herbst, que de fato tem tocado a pasta nos últimos meses, mas não pode nomeá-lo como titular da pasta porque ele é marido da secretária de Saúde, Zenici Dreher. Isso só seria possível se Zenici retornar à Câmara em 2020, o que não é descartado pela vereadora.
RECESSO
Desde sexta-feira, 20, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina está em recesso parlamentar. De acordo com o Ato da Mesa nº 579, de 11 de dezembro de 2019, o expediente no Parlamento estará suspenso até o dia 1º de janeiro.
O recesso parlamentar prossegue até o dia 31 de janeiro, mas a partir do dia 2 de janeiro, alguns setores do Parlamento catarinense estarão em funcionamento, em turno único, diariamente, de segunda a quinta-feira, das 13 às 19 horas, e às sextas-feiras, das 7 às 13 horas.
O recesso parlamentar termina no dia 1º de fevereiro, um sábado. Com isso, as atividades legislativas serão retomadas no dia 3 de fevereiro, segunda-feira.
A primeira sessão de 2020 será no dia 4 de fevereiro, terça-feira, a partir das 15 horas, quando ocorrerá a abertura dos trabalhos legislativos no ano e a leitura da Mensagem Anual do Governador.
TELEKET
Com brigas, ameaças e vias de fato, a Assembleia Legislativa de São Paulo quebrou um recorde neste ano: 21 denúncias ou representações no Conselho de Ética. Em 18, há algum deputado do PSL envolvido.
“Esses caras (da extrema direita) não enxergam diferença de classes. Não entendem o racismo como um problema estrutural, nem acham que a mulher está em posição subalterna na sociedade. Para eles, não há oprimidos e opressores. Então defendem que bater em índio, em deficiente, é o mesmo que bater em qualquer um, pois são todos humanos”
do roteirista Edu Krieger, do Zorra, da TV Globo, comentando sobre a verve mais crítica do programa ao longo deste ano
67%
dos brasileiros apoiam o ensino superior gratuito, segundo pesquisa Datafolha
O VOTO
Dos 16 deputados federais catarinenses, três votaram pela aprovação do Fundo Eleitoral de R$ 2 bilhões para 2020. Foram eles Angela Amin (PP), Pedro Uczai (PT) e Ricardo Guidi (PSD).
R$ 18 milhões
é o quanto reportagem da Folha de S.Paulo detectou de pagamentos feitos por partidos políticos com dinheiro do fundo partidário para empresas pertencentes a filiados
“Antes as pessoas tinham vergonha de manifestar preconceito. Agora parece que têm orgulho”
do governador da Bahia, Rui Costa