Verão exige cuidados especiais com piscinas
Com a chegada do verão, o uso de piscinas para lazer é imenso. Mas para a boa diversão é necessário prestar atenção em algumas dicas. Veja quais precauções você deve considerar para passar um tempo livre na piscina, sem qualquer contratempo.
DICAS DO CORPO DE BOMBEIROS DE CANOINHAS:
- Cerque a área de sua piscina com grades de proteção – de no mínimo 1, 20 metro, de preferência -, e tranque este cercado com portões, para que a criança não tenha acesso. As capas de proteção mais resistentes, também são ótimas para proteger para que a criança não caia na água.
- Evite brincadeiras violentas. Não faça brincadeiras de lutas ou “cavalinhos” na piscina. Uma batida da cabeça nas paredes pode levar à inconsciência e resultar em afogamentos.
- Além disso, mostre para a criança que nadar sozinho é perigoso e ela sempre deve estar acompanhada de um adulto. Ensine também que brincadeiras como “empurrar e fingir afogamento” não são corretas. Diga para sempre pedir quando quiser ir até a piscina e nunca ir sozinha.
- Cuidado quando for mergulhar de cabeça em piscina rasas, para evitar bater a cabeça e, até mesmo, evitar colisão com outras pessoas que estejam na piscina.
- Se beber, não nade! A presença de álcool no sangue reduz os reflexos, ameaçando a sua segurança e a das pessoas que estão com você na piscina. Uma pesquisa recente aponta que a grande parte dos afogamentos envolvendo adulto estão ligados ao uso do álcool.
- Em casos de emergência, ligue 193!