No trimestre, previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica
A segunda-feira, 3, começou com sol e algumas nuvens na região de Canoinhas e temperaturas mais amenas pela manhã. A previsão da Epagri/Ciram, responsável por monitorar as condições do tempo em SC, indica pancadas de chuva de verão, isoladas e passageiras à tarde e à noite. Há um sistema de alta pressão no Sul do Brasil, com centro sobre o oceano afastando-se para leste, na altura do Rio Grande do Sul. Temperaturas variam entre 16 e 25 graus.
Nesta terça e quarta-feira, 4 e 5, o norte do Estado terá nebulosidade variável, com chuva especialmente no início e no fim do dia, devido à circulação marítima. Já nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva de verão, isoladas e passageiras na tarde e noite. A temperatura permanece como no início da semana, entre 16 e 26 graus na região de Canoinhas.
Na quinta-feira, 6, a circulação marítima ainda influencia a condição do tempo no norte do Estado, fazendo com que haja nebulosidade variável com chuva especialmente no início e no fim do dia. Nas demais regiões, sol com mais nuvens à tarde.
TENDÊNCIA DO DIA 6 AO DIA 15/02
Início do período com tempo mais seco na maioria das regiões de SC, com chuva isolada apenas no Litoral e áreas próximas. Nos dias 9 e 10, uma frente fria deve provocar chuva melhor distribuída no Estado, com maiores acumulados e temporais localizados. As temperaturas seguem altas, de acordo ao esperado para a época do ano.
O QUE ESPERAR DO TEMPO EM SC NESTE TRIMESTRE
De acordo com a previsão do Epagri/Ciram, o trimestre (fevereiro – abril) será de chuva próxima a abaixo da média climatológica em SC. No mês de fevereiro a chuva estará abaixo da média, ocorrendo de forma mal distribuída espacialmente e em volumes, com algumas localidades apresentando pontuais bem mais elevados do que em outras, sobretudo do Oeste ao Planalto. Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.
A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.
Quanto à temperatura, a previsão para os próximos três meses é que ela esteja acima da média climatológica. No início do trimestre as temperaturas estarão mais elevadas, devido às massas de ar quente que seguem atuando com freqüência sendo esperada de uma a duas ondas de calor com temperatura alta durante alguns dias consecutivos. O Epagri/Ciram ressalta que podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul neste mês de fevereiro, sendo mais frequente no meses seguintes. No fim de março e em abril começam a chegar às primeiras massas de ar frio.