Bancadas e blocos partidários já têm líderes definidos na Alesc

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Foto: Aguiar, líder da bancada do PMDB, em entrevista à TVAL/Divulgação

Com a indicação da deputada Luciane Carminatti como líder da bancada petista na Assembleia nesta quarta-feira, 11, todos os partidos representados na Casa, além dos blocos, já contam com lideranças definidas na Assembleia Legislativa de SC.

São dez deputados representando os partidos e mais três na representação do governo e dos dois blocos formalizados.

O governo do Estado definiu o deputado Silvio Drevek (PP) como seu líder na Casa. O Bloco Social Progressista (PP-PSDB) será comandado pelo deputado José Milton Scheffer (PP). O deputado Claiton Salvaro (PSB) irá liderar o Bloco Frente Renovação (PPS-PR-PSB).

 

AGUIAR

O foco prioritário do mandato parlamentar para a saúde, o desempenho da função de líder da maior bancada estadual e a necessidade de avançar no debate sobre temas como reforma política e orçamento impositivo, foram assuntos do deputado Antônio Aguiar durante a gravação do programa Fala Deputado, que vai ao ar na próxima semana pela TV AL, o canal institucional da Assembleia Legislativa que faz parte da programação a cabo das principais cidades catarinenses.

Aguiar reassumiu esse ano a liderança do PMDB, função que já exerceu em 2009 e 2010. A bancada é a maior do parlamento desde 2003 e iniciou a atual legislatura com dez deputados, ganhando mais um integrante com a convocação de suplentes, em razão da participação de deputados no secretariado. “O PMDB ocupa espaços importantes no governo e na Assembleia, onde temos a responsabilidade de bem representar os catarinenses, trabalhar em favor da comunidade, onde está nossa militância e os eleitores que nos confiaram os mandatos”, explica o deputado.

Para ele, o partido está assumindo uma condição hegemônica ao colocar em debate a reforma política na Câmara dos Deputados. “Muito se falava sobre reforma, bem como sobre o orçamento impositivo, mas só agora, com o deputado Eduardo Cunha presidindo a maior casa legislativa do Congresso é que tema foi para a ordem do dia, sob a batuta do PMDB.  E chegamos a votar o orçamento impositivo, para valorizar a condição dos deputados, a autonomia para determinar investimentos e ações de governo que terão de se tornar realidade”,  afirma Aguiar. “Isso já está sendo discutido também na Assembleia, e sou favorável a também garantir essa prerrogativa no âmbito estadual”.

Aguiar, que é médico, a saúde continuará no foco principal do mandato: “Temos que olhar para o que interessa à população, e a saúde é prioridade”, diz o deputado. “Temos mais de 17 mil consultas represadas no Estado, só em minha especialização, a ortopedia, e 13 mil cirurgias eletivas por fazer”. O parlamentar quer a garantia de recursos para atender essa demanda e a contratação de mais especialistas residentes para os hospitais. “Só no hospital infantil há mais de 200 cirurgias por fazer em crianças que precisam urgentemente desses procedimentos, pois do contrário ficarão aleijadas para o resto da vida”.

Rolar para cima