Parceiros da Cooperalfa apresentaram o que há de mais moderno no combate a pragas e doenças
Associados e parceiros da Cooperalfa participaram nesta quarta-feira, 19, da 1ª Noite de Campo do Campo Demonstrativo Alfa de Bela Vista do Toldo. O foco foi a soja.
Técnicos da Syngenta, Corteva, Semealfa, TMG, Basf, Bayer e Epagri apresentaram o que há de mais moderno e eficiente no combate às pragas que acometem a soja. Participaram do evento pelo menos 300 associados e 50 técnicos das empresas parceiras da Cooperalfa.
Os expositores abordaram temas como ferrugem da soja, controle de percevejos, manejo de plantas daninhas e de doenças como mofo branco, sempre focando na alta produtividade.
A Epagri focou sua exposição nos avanços ligados ao serviço de previsão tempo disponível no site da instituição. Apresentou, também, novas tecnologias relacionadas à conservação do solo.
Uma das expositoras, Carine Gonzatto elogiou a ideia de mudar o tradicional Dia de Campo para uma Noite. “Isso permite que o produtor venha com mais tranquilidade, para conhecer as novidades”. Ela lembra que hoje a produção agrícola tem de ser administrada como uma empresa. “Quando se fala em prevenção não se pode economizar. O que aparentemente pode parecer uma economia vai trazer mais gastos futuramente”, pondera.
O técnico agrícola Ricardo Echer diz que é o “dever de casa do produtor que a sua lavoura esteja protegida desde o plantio até a colheita. Quanto maior e melhor a sanidade, possivelmente maior vai ser a sua produção”. Ele lembra que o mercado de defensivos tem evoluído, garantindo credibilidade e resultado ao produtor.
O assistente agrícola Walter José Oleskovicz concorda. “Vi muitos produtos direcionados à realidade do campo. Tivemos uma safra mais tranquila, mas ficar alerta é fundamental”, afirma.
O produtor rural Jefferson Crestani, associado da Cooperalfa, disse que ficou impressionado com o evento. “Isso vem agregar valor ao produtor, com novas tecnologias e novos conhecimentos, nos deixando a par do que o mercado tem de novidades”. Ele elogiou também a objetividade do evento por acontecer em apenas uma noite. “Foi mais direcionado, mais técnico, o ganho em tecnologia é grande”.
BALANÇO
Leandro Muraro, colaborador da Cooperalfa que esteve à frente da organização do evento, disse que a ideia foi de oferecer algo novo ao associado. “Percebemos as dificuldades do agricultor e fizemos uma provocação às empresas parceiras para que elas trouxessem informações que levassem a diminuição desses problemas. Felizmente as empresas adotaram essa ideia e o evento cumpriu seu objetivo”, comemora.