“MDB não pode ir de arrasto, tem de ser protagonista”, diz Leoberto Weinert

Ex-prefeito afirma que não existe negociação com o PSD

 

 

PROTAGONISTA

O recado claro dado por meio de nota distribuída logo depois de reunião da executiva do MDB na quarta-feira, 19, soterra, a princípio, qualquer plano que o PSD venha a ter com o partido que derrotou em 2016 com a eleição de Beto Passos. Lideranças do MDB como o ex-prefeito Leoberto Weinert até admitem que tenha havido uma tentativa de aproximação, mas como diz Weinert, o “MDB não pode ir de arrasto, tem de ser protagonista, dada a extensa lista de serviços prestados ao Município”. 

 

 

 

Weinert também diz não entender como Paulinho Basilio acabou sendo eleito presidente da Câmara com a bênção de Passos, mas credita a vitória do emedebista muito mais a um “desarranjo” entre os vereadores aliados do prefeito (Gil Baiano não fala mais com Célio Galeski) do que a tentativa de cooptar Basilio. “Se houve acordo trata-se de um segredo de estado”, ironiza.

 

 

 

 

Weinert diz que este é o momento de se soltar vários balões de ensaio que, lá na frente, muitos não resistirão. Adianta, no entanto, que não é pré-candidato a prefeito. Mesmo que o partido insista, Weinert sente que já deu sua parcela de contribuição para a administração municipal.

 

 

 

 

Compromete-se, no entanto, a trabalhar pela candidatura própria e cita alguns nomes que, para ele, têm potencial de chegar lá. Fã do trabalho de Argos Burgardt quando secretário de Administração do seu governo, Weinert vê no agora secretário do governo de Jaraguá do Sul um bom nome para concorrer pelo MDB à prefeitura de Canoinhas. Outro nome ventilado por Weinert é o do ex-gerente regional da Epagri, Donato Noernberg. Weinert cita também Paulinho Basilio como uma nova e promissora liderança política e não deixa de lado, muito embora lembre depois dos demais, do ex-vice-prefeito Wilson Pereira e do ex-prefeito Beto Faria. 

 

 

 

 

MAJORITÁRIA

O vice-prefeito Renato Pike (PL) diz que o PL vai compor a majoritária, mas não sabe compondo com quem. Se de fato o MDB lançar candidatura a prefeito, repete-se o cenário de 2016, mas, desta vez, com um PL um pouco mais fragmentado.

 

 

 

 

Pike aposta na suplência da Assembleia que ele deve assumir em março como uma forma de ganhar musculatura para negociar a posição do partido nas eleições municipais.

 

 

 

 

 

 

 

 

“O PL volta a ser a noiva da vez”

do vice-prefeito Renato Pike sobre a nota do MDB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NORMA DENTRO

A vereadora Norma Pereira (PSDB) não tem encarado exatamente com simpatia os comentários de colegas de Câmara e políticos de que ela deve esperar em casa a vitória de Carmem Zanotto (Cidadania) em Lages para assumir sua vaga no Congresso Nacional. A vereadora mantém a pré-candidatura a prefeita de Canoinhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

REPRESENTAÇÃO

A Progresso Ambiental apresentou uma “notícia de fato” (denúncia que pode ou não ser aceita pelo Ministério Público) se dizendo perseguida por membros do primeiro escalão do Governo Beto Passos depois de ser impedida de dar sequência a obras de pavimentação em 12 trechos de ruas de Canoinhas. Além de defenderem que não procede a denúncia feita contra a empresa, afirmam que tiveram seu direito de defesa cerceado.

 

 

 

 

 

 

 

 

DISSOLVIDO

O PSL de Três Barras sofreu uma fuga em massa. André Neves, presidente do partido, gravou vídeo afirmando que o partido vem se desvirtuando e que, por isso, ele e vários outros membros estão migrando para uma sigla ainda não definida até que possam migrar em definitivo para o Aliança pelo Brasil, novo partido do presidente Jair Bolsonaro.

 

 

 

 

 

O grupo que fundou o PSL na cidade vai lançar candidato a prefeito, reafirma Neves.

 

 

 

 

 

 

 

 

ACORDO

O Procon oficiou a empresa Rotativo de Canoinhas para que informasse de maneira clara e precisa o funcionamento do estacionamento rotativo, tanto no aplicativo, quanto nos cartões de estacionamento a fim de constar não apenas os deveres mas também direitos do consumidor, conforme regulamenta o decreto municipal n. 66/2019. “Juntos Detracan, Procon e a empresa Hiper Off, firmaram acordo para que os direitos do consumidor sejam preservados”, afirma a diretora do Procon de Canoinhas, Juliana Maciel.

 

 

 

 

 

 

 

 

ALESC

O Parlamento catarinense ganhou um novo deputado na manhã desta quinta-feira, 20. Terceiro suplente da coligação PSD-PP-PSC, Ulisses Gabriel, 37 anos, delegado da Polícia Civil e filiado ao PSD, tomou posse ao substituir o deputado Milton Hobbus, líder da bancada do seu partido, que tirou licença por 90 dias para tratar de assuntos particulares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RISCO DE GREVE

A aprovação de um reajuste de 41% para os policiais militares e bombeiros em Minas Gerais, estado que passa por uma grave crise econômica, acirrou os ânimos dos servidores da segurança pública no país. E Santa Catarina é um dos sete estados onde há demanda por reajuste. 

 

 

 

 

Uma rodada de negociações entre Governo do Estado e militares aconteceu nesta sexta-feira, 21. Na reunião, que contou com a presença de representantes da Associação dos Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc), entre eles o presidente, João Carlos Pawlick, e o assessor jurídico, Leonardo Borchardt, a Secretaria de Estado da Administração apresentou a proposta de 17,5% (uma média), incluindo a novidade de mais 4% em setembro de 2022. Assim, a reposição seria feita em quatro etapas: 2020, 2021 e 2022 (neste último ano paga em janeiro e setembro).

 

 


Além disso, o governo se comprometeu em incorporar a Iresa a partir de março de 2020, abraçar a reestruturação da carreira dos praças e não alterar a alíquota previdenciária federal.

 

 


Agora, a proposta do governo será apreciada em assembleia geral da categoria na quinta-feira, 27, a partir das 14h, no CentroSul, em Florianópolis. Se o pacote não for aceito, a Aprasc deve levar uma contraproposta ao governo do Estado. Caso o impasse permaneça, uma das possíveis consequências é a operação padrão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REUNIDAS

Renato Aguiar/Divulgação

Cumprindo a previsão do plano de recuperação judicial, a justiça autorizou a venda de diversos imóveis do Grupo Reunidas, empresa que atua nos setores de turismo e de transporte de passageiros, cargas e encomendas em Santa Catarina, que está em recuperação judicial desde 2016.  A Reunidas detém exclusividade nas linhas intermunicipais que passam por Canoinhas.

 

 

 

A decisão do juiz responsável pelo processo, Rafael de Araújo Rios Schmitt, foi publicada no início de fevereiro. Os interessados deverão enviar as propostas em envelope lacrado, mediante recibo, no Cartório Unificado na 2ª Vara Cível da Comarca de Caçador até o dia 9 de março às 19 horas, véspera da audiência para abertura das propostas, que ocorrerá no dia 10 de março, às 14 horas, no salão do júri daquela cidade.

 

 

 

 

No total serão vendidos 22 imóveis entre terrenos, galpões e casa.

 

 

 

 

 

 

 

ÁUREOS TEMPOS

A recuperação judicial da Reunidas foi deferida em 2016, abrangendo uma dívida de R$ 52 milhões. A empresa que foi fundada em 1950, com a denominação de Reunidas Ltda, teve no seu auge em 2012 uma frota composta por 700 veículos e mais de três mil colaboradores, distribuídos em 800 pontos de atendimento.

Rolar para cima