Um homem foi morto e três foram presos durante uma operação policial no Vale do Itajaí (SC) contra uma quadrilha especializada em assaltos a bancos e ônibus em Santa Catarina e no Paraná neste domingo, 15. Também foram apreendidos fuzis, munições, dinheiro e explosivos. A ação, contou com uma cooperação entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.
Os agentes cumpriram quatro mandados de prisão nas cidades de Blumenau, Indaial e Gaspar. Segundo a Polícia Federal Rodoviária o “armamento estava em uma casa no bairro Testo Salto em Blumenau, onde foram apreendidos seis fuzis, diversas munições de grosso calibre, inclusive de calibre .50, coletes balísticos, explosivos (dinamite), uma pistola, revólver e grande quantidade em dinheiro”.
Os criminosos são suspeitos de terem praticado grandes assaltos no Paraná e em Santa Catarina, dentre eles o roubo ao Bradesco de Blumenau em setembro do ano passado, o roubo à Caixa Econômica Federal de Piên (PR) em novembro, o roubo ao Banco do Brasil de Vidal Ramos em dezembro, além de outros grandes assaltos contra excursões de comerciantes catarinenses e paranaenses a São Paulo.
A operação foi desencadeada neste domingo visando evitar novo crime que eventualmente seria praticado no início desta semana. “Corroborando a hipótese de que mais um grande roubo foi evitado, destaca-se a forma que os criminosos estavam se articulando nos últimos dias e o grande arsenal em prontas condições de uso, com carregadores municiados e armas já carregadas”, disse a PM em nota replicada pela corporação de Canoinhas.
“A integração entre todas as agências novamente mostrou excelente resultado em Santa Catarina, enraizando a eficiência de todos os órgãos nas ações de investigação e inteligência, bem como nas ações táticas desenvolvidas”, completa a nota.