Canoinhas deve entrar no auge do enfrentamento a vírus em 45 dias

Estão proibidos eventos coletivos com público maior do que 100 pessoas; medida é válida por 60 dias

 

 

 

Para auxiliar na prevenção e no combate ao coronavírus, o Governo de Canoinhas publica nesta terça-feira, 17, decreto que traz orientações à população e as principais medidas que devem ser adotadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal.

 

 

 

Decreto municipal vai proibir a realização de eventos coletivos que acumulem público maior de 100 pessoas em Canoinhas por 60 dias. Pelo avanço da doença no país, a Vigilância Epidemiológica municipal tem previsão de que o município chegue ao auge do enfrentamento do covid-19 em 45 dias; por isso a medida preventiva.

 

 

 

Estão sendo convocados todos os profissionais de saúde que estão em licença ou férias. Haverá suspensão da concessão de férias aos profissionais da saúde nos próximos 60 dias.

 

 

 

 

 

“A responsabilidade pelo avanço da pandemia é de todos nós. Por isso convocamos a população para que cada uma faça a sua parte para que possamos frear a proliferação do coronavírus. Seguir as recomendações de prevenção é essencial para garantir proteção ao canoinhense”, reforça o prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD).

 

 

 

Nesta terça-feira, 17, às 8h, o prefeito de Canoinhas e a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski, concedem entrevista coletiva à imprensa sobre o assunto. A entrevista deve ter transmissão ao vivo pelo Facebook da prefeitura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ISOLAMENTO VOLUNTÁRIO

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de o viajante internacional isolar-se por uma semana (sete dias), a partir da data de desembarque, orientando que procure a unidade de saúde se apresentar febre e tosse ou dispneia. Recomenda também o isolamento voluntário de sete dias e de 14 dias para sintomáticos respiratórios.

 

 

 

 

 

 

ESCOLAS

Neste momento, as aulas municipais não serão canceladas. “Mas reafirmamos a necessidade das práticas de higiene, e adoção das recomendações do Estado quanto ao distanciamento entre os estudantes e a distribuição de álcool 70% na entrada de todas as salas de aula, assim como o reforço da higienização da estrutura física”, explica a secretária de Saúde.

 

 

 

 

 

Nesta terça-feira, 17, haverá reunião entre Secretaria de Saúde e Educação para reforçar as recomendações sobre a prevenção no ambiente escolar.

 

 

 

 

 

 

 

OUTROS CUIDADOS E AÇÕES

Fonte: Estadão

 

 

 

 

 

Recomenda-se que todos os estabelecimentos públicos e privados disponibilizem álcool gel nas principais entradas. “Pedimos também reforço da higiene da estrutura física. Lembrando sempre da eficácia da lavagem das mãos”, acrescenta Kátia.

 

 

 

Serão realizados atendimentos prioritários nas unidades básicas de saúde, sendo suspensos atendimentos eletivos, neste momento.

 

 

 

A partir desta segunda-feira, 16, estão cancelados os encontros dos grupos do Programa de Apoio e Valorização à Terceira Idade (Pavi) da Assistência Social. “Orientamos os idosos que evitem locais com grande número de pessoas, que não participem de encontros, celebrações e reuniões”, recomenda Kátia.

 

 

 

A secretária também reforça a necessidade da etiqueta respiratória. Semanalmente equipe da secretaria de Saúde estará reunida para avaliar a situação do covid-19 e emitir novas orientações à população.

 

 

 

A Secretaria de Saúde de Canoinhas esclarece ainda que não há caso confirmado de coronavírus no município. Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde, em Canoinhas há somente pessoas em isolamento voluntário por terem voltado de viagens de locais onde há casos confirmados de coronavírus.

 

 

 

 

 

 

HOSPITAL

O Hospital Santa Cruz de Canoinhas publicou comunicado informando que a equipe do HSCC está sendo orientada como proceder em casos suspeitos, frisando que não há nenhum caso de coronavírus em Canoinhas até o momento.

Rolar para cima