Eventos em locais fechados com mais de 20 pessoas ou em locais abertos com mais de 40 pessoas devem ser adiados ou cancelados
O prefeito de Major Vieira, Orildo Antonio Severgnini (MDB), assinou nesta terça-feira, 17, um decreto estabelecendo medidas de enfrentamento do novo coronavírus no município.
De acordo com o decreto, como medidas individuais recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restrito ao domicílio. Pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas devem evitar circular em ambientes com aglomeração de pessoas, ainda que estejam saudáveis e assintomáticas.
Eventos de massa (governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração próxima de pessoas), com público estimado igual ou acima de 40 pessoas para espaços abertos e 20 pessoas para ambientes fechados ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais metros devem ser cancelados ou adiados. Nas situações em que não for possível o cancelamento ou adiamento, devem ocorrer com portões fechados, sem a participação do público.
As reuniões que envolvam população de alto risco para doença severa pelo Covid-19, como idosos e pacientes com doenças crônicas, devem ser canceladas.
Estabelecimentos localizados em espaços fechados, com característica de grande circulação de pessoas (tais como bibliotecas entre outras) estão com suas atividades suspensas pelo prazo de 30 dias.
Os locais de grande circulação de pessoas, tais como terminais urbanos e comércio em geral devem reforçar medidas de higienização da superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários, em local sinalizado.
Devem ser disponibilizadas informações visíveis sobre higienização de mãos, sabonete líquido e papel toalha descartável nos lavatórios de higienização de mãos.
As empresas de transporte coletivo devem reforçar as medidas de higienização no interior de seus veículos.
Os serviços de atendimento ao público geral, entre eles de alimentação, tais como restaurantes, lanchonetes e bares, deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação do Covid-19.
As aulas estão suspensas por 30 dias em todos os níveis de ensino.
O decreto traz, ainda, normas sobre o uso de bebedouros e a recomendação pelo não compartilhamento de cuias de chimarrão. Práticas esportivas somente individuais.
O decreto recomenda ao consumidores que denunciem eventuais preços abusivos por causa da pandemia, como é o caso do álcool gel. Descreve também comportamentos que os servidores públicos devem evitar nos prédios públicos.
REUNIÃO DA EQUIPE DE SAÚDE
Na tarde desta terça-feira, 17, o prefeito Orildo Severgnini, convocou uma reunião e recebeu em seu gabinete, secretários, membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, funcionários da prefeitura e imprensa local, para discutir as medidas adotadas no decreto de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus.
Entre os assuntos abordados na reunião estava conscientização da população através da Rádio Planalto, com a veiculação de spot’s informando a população sobre como se proteger e evitar o contágio por coronavírus, que é declarada como pandemia mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Secretaria de Saúde somente realizará o transporte de pacientes para consultas ou cirurgias em outras cidades onde município mantém convênio, em casos de extrema necessidade. O motorista e os pacientes deverão usar máscara o tempo todo e fazer uso de álcool gel 70% nas mãos antes de tomar assento no veículo. Para o diretor de Vigilância em Saúde Mauro Miernitzki, todo cuidado é pouco. “Há um grande risco de o paciente ir buscar atendimento médico em outra cidade como Florianópolis, por exemplo, acabar contraindo o coronavírus, e trazendo para Major Vieira”, defende Miernitzki.
Orildo informou que o programa Vai e Vem, ônibus que transporta a população de forma gratuita dentro do município, também está suspenso.
“Temos que tomar essas medidas de prevenção, porque no nosso caso não temos condições de atender um grande número de pacientes, se houver contaminação por coronavírus”, disse Severgnini.
Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde (MS), por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19) e dos casos confirmados no Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe), que costuma ser realizada em abril, foi antecipada para a próxima segunda-feira, 23. A mobilização segue até o dia 22 de maio, sendo 9 de maio, sábado, o dia “D” de imunização.
De acordo com a secretária de Saúde, Alexsandra Castro, a partir desta sexta-feira, 20, a sala de vacina será transferida para o quartel do Corpo de Bombeiros Militar. A mudança foi sugerida pelo sargento do Corpo de Bombeiros Edson Antocheski, que destacou a importância da população ser atendida no quartel em área aberta, justamente para evitar aglomeração de pessoas em locais fechados, como é o caso do Posto de Saúde Central.
Na reunião também foi formado o Grupo de Ações Coordenadas Contra o Coronavírus (GRAC-CC), que definirá as ações que deverão ser tomadas na questão de prevenção e enfrentamento à pandemia, caso ela, atinja o município. O GRAC–CC será instituído por decreto do executivo municipal, que será assinado pelo prefeito e publicado nesta quarta-feira, 18.
Membros do GRAC-CC:
Luiz Gonzaga Teles Neto – Presidente coordenador
Marinize Terezinha Brocco – Financeiro
Wânia Verka – Secretária
Sargento Edson Antocheski – Membro
Sargento Graciano – Membro
Alexsandra Castro – Membro
Jocimari Oliveira – Membro
Tânia Sudoski Adamcheski – Membro
Mauro Miernitzki – Membro
Hélio Schroeder – Membro
Maria Isabel Richterr – Membro
Cristiane Rodrigues Siems – Membro