Paciente já recebeu alta e está curada da doença
A Secretária de Saúde confirmou nesta terça-feira, 17, o primeiro caso de dengue em União da Vitória. Trata-se de uma paciente de 43 anos, moradora do distrito de São Cristóvão, que fez a coleta para exames mais detalhados no dia 2 de março, e o resultado, que foi positivo, chegou nesta terça-feira ao conhecimento da secretaria.
A paciente, já está curada e em casa. Ela ficou internada no fim do mês passado em um Hospital.
Uma residência próxima ao endereço dela tinha o mosquito da dengue. O foco já foi eliminado.
DENGUE NO PARANÁ
O boletim da dengue divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde confirma 52.652 casos da doença no Paraná. O número de óbitos confirmados também aumentou, passando de 30 para 37.
DENGUE
Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos.
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.
Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.
O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.
O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta, temperatura maior que 38,5 graus
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
COMO É FEITO O TRATAMENTO DA DENGUE?
Não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico.
A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento:
- fazer repouso;
- ingerir bastante líquido (água);
- não tomar medicamentos por conta própria;
- a hidratação pode ser por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);
- o tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso.