Declaração se soma a inação da cidade em adotar medidas de contenção do vírus
MAU EXEMPLO
Além do péssimo exemplo dado pelo prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr, de somente no sábado decretar o fechamento do comércio minimizando os efeitos do avanço do coronavírus na região, o deputado estadual de São Mateus do Sul, Emerson Bacil (PSL), usou a tribuna da Assembleia do Paraná para chamar o coronavírus de “fraco”. Vídeo que circula pelas redes sociais mostram a fala do deputado bastante criticada. A fala ocorreu na quarta-feira, 11 de março, quando foi decretada a pandemia. Ouça a partir dos 3’33” minutos:
“Sabemos que a China já não consta mais novos casos, sabemos que os patologistas dizem que ela é contagiosa, mas é um vírus fraco. Comparado com a dengue, temos 37 mortos no Estado do Paraná (…) O que quero dizer é por que de tanta euforia com o coronavírus? Ele é contagioso sim, mas é muito mais fraco que qualquer outra gripe, ou mata menos que qualquer outra gripe. Será que é o mercado da máscara, do álcool gel?. Por que não foram tomadas as mesmas providências em outras situações semelhantes? Se tivéssemos feito o mesmo em outros casos, teríamos evitado muitas outras epidemias”, afirmou.
A fala completamente ignorante típica de quem não lê uma vírgula sobre o assunto, o que deveria ser seu dever, vai na contramão do que dizem infectologistas, cientistas e governantes (com exceção do seu messias Bolsonaro). Quem em São Mateus do Sul desconfiava da inutilidade do deputado, agora não só constatou isso como aumentou a decepção ao perceber que ele não ajuda e ainda atrapalha.
Como dito na coluna de sábado, o prefeito de Três Barras, Luis Shimoguiri (PSD), estuda fechar a divisa com São Mateus do Sul diante da inação do prefeito de lá. Três Barras vem tomando medidas severas desde o começo da semana passada.
MUDANÇA DE DISCURSO
Está no Youtube outra fala do deputado, de quinta-feira, 18. Nela ele reconhece a importância da prevenção e fala sobre o aumento de preços desproporcional. Não faz um mea culpa sobre o que tinha falado uma semana antes.
ELEIÇÕES
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou uma página na internet onde os eleitores podem consultar informações sobre como está sendo feito o atendimento da justiça eleitoral em cada estado. A medida foi tomada após o TSE suspender o atendimento presencial como forma de conter a disseminação do novo coronavírus.
Segundo o TSE, na página é possível saber ainda quais os estados mantêm atendimento emergencial em casos de urgência. Também é possível consultar os serviços on-line tais como: emissão de certidões; consultas ao número do título, situação eleitoral e legislação compilada; agendamento para atendimento; situação do cadastramento biométrico por estado; emissão de boleto para quitação de multas; e informações sobre mesários, entre outros.
PLANTÃO
Na sexta-feira, 20, a corte eleitoral estabeleceu o regime de plantão extraordinário até o dia 30 de abril. A exceção fica para as prestações de contas referentes ao exercício financeiro de 2014 e as sustentações orais, que deverão ser realizadas por meio eletrônico, em processos incluídos em sessão de julgamento.
Com a decisão, além do atendimento presencial, ficam suspensos durante o período, os serviços de coleta biométrica e também os prazos processuais. O TSE informou ainda que o atendimento online seguirá horário idêntico ao do expediente regular.
Segundo o tribunal, também está garantida a apreciação de matérias de urgência, como habeas corpus e mandados de segurança, medidas liminares, comunicações de prisão em flagrante e concessão de liberdade provisória, listas tríplices, consultas e registros de partidos políticos, entre outras.
67%
dos brasileiros deixaram de ir a restaurantes e lanchonetes por causa do coronavírus
ADIAMENTO
Uma das ideias a ganhar corpo no Congresso por causa do coronavírus tenta recuperar antigo sonho de alguns: a unificação das eleições no País. Segundo contou o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), a proposta é adiar o pleito deste ano não em alguns meses, mas para 2022. A tese encontra resistência porque foi derrotada na reforma eleitoral de 2015, apesar de, possivelmente, reduzir os custos da consulta popular, dizem ex-membros do TSE. Henrique Mandetta afirmou ontem que só em setembro a curva de transmissão do vírus deve cair no País.
Afora a remota hipótese de prolongar os atuais mandatos dos prefeitos até 2022, políticos temem, em uma possibilidade de adiamento de dois ou três meses das eleições deste ano, o favorecimento dos candidatos que já são conhecidos nas redes, onde o bolsonarismo joga em casa.
CANCELADAS
As sessões da Câmara de Canoinhas estão suspensas a partir desta segunda-feira, 23, até que se retorne a normalidade.
AJUDA
A Câmara de Vereadores de Três Barras vai liberar R$ 100 mil para a compra de respiradores para tratar possíveis vítimas do coronavírus na região.