Se não temos caso confirmado em Canoinhas, momento é de apertar cerco nas divisas e limites

Com uma semana de isolamento, cidade vem obtendo sucesso na prevenção

 

 

EXEMPLO

Canoinhas tem dado exemplo para a região no enfrentamento ao novo coronavírus. Assim que a pandemia foi declarada, prefeito Beto Passos (PSD) começou a tomar providências. Ele e os demais prefeitos da Amplanorte se reuniram na segunda-feira, 16, e ficaram assustados com o cenário traçado. No dia seguinte coordenaram ações e convocaram outras autoridades para discutir medidas implementadas já no dia seguinte. Na quarta-feira, 18, seguiram o decreto estadual e também decretaram o isolamento social com o fechamento do comércio.

 

 

 

 

Se temos dois casos suspeitos em Canoinhas, um em Três Barras e nenhum em Major Vieira e Bela Vista do Toldo uma semana depois do isolamento, e considerando que estes municípios já traçaram uma estratégia conjunta em relação ao atendimento médico de possíveis vítimas, essa mesma coordenação teria de ser usada, agora, para cuidar das divisas (entre Estados) e limites (entre municípios).

 

 

 

 

 

Como a coluna já vem alertando, o prefeito de São Mateus do Sul parece estar despreocupado com o avanço do vírus. Fechou o comércio três dias depois do decreto em Canoinhas e região (tempo que pode ser crucial para disseminação do vírus) e ainda mantém funcionários públicos de áreas não essenciais trabalhando. A apenas 40km de Três Barras, é um verdadeiro barril de pólvora que pode explodir nas cidades vizinhas.

 

 

 

Desde que garantido o abastecimento dos supermercados, postos de gasolina, farmácias e lojas de materiais de construção das quatro cidades da comarca (Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo), cabe às autoridades discutirem neste momento um cerco severo às divisas dos quatro municípios. Regras rigorosas de prevenção aos motoristas que entrarem nos municípios e impedimento parcial a carros de fora (admitidos somente se guiados por moradores da cidade) seriam adequadas. A medida poderia ser adotada por sete dias, podendo ser reavaliada adiante. O próprio Governo Federal deu o aval aos Estados para fazer isso depois de discutir com governadores que tomaram medida semelhante com relação a ônibus de transporte coletivo. Se os Municípios tiverem a anuência do Estado creio que a medida possa ser tomada.

 

 

 

 

 

 

 

 

AVANÇO

O médico cardiologista de Canoinhas, dr Marcelo Allage, compartilhou com a coluna a opinião de um amigo dele, dr Marcelo Abreu, infectologista de Curitiba, sobre o chamado isolamento vertical, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. “Isolar os idosos muda pouco a velocidade de propagação. Tem de testar e compartimentalizar. Bloqueio nas estradas, medir temperatura, testes rápidos, admissão de portadores. Foi o que a China e Coreia fizeram. Se a incidência em Londrina for 10 vezes menor do que aqui (Curitiba), não pode ter fluxo de gente daqui para lá. Tem que parar alguns locais dentro do município, alguns municípios dentro do estado, alguns estados dentro do Brasil. Se tem um surto em uma empresa, para a empresa, testa todo mundo, 15 dias em casa. Nos Estados Unidos 38% dos internados têm menos de 55 anos. Mesmo que os idosos fiquem em casa a pressão no sistema de saúde vai ser grande. Olhando para trás, aquele hospital de 1000 leitos de Wuhan (China) faz muito sentido. É uma cama, três refeições, cateter de O2 e afastar dos demais”, opina.

 

 

 

 

 

 

 

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO ISOLAMENTO

Fonte: Jornal O Globo

 

 

 

 

 

 

 

MILITANTE

Um usuário do Facebook ficou cornetando o tempo todo a coletiva do prefeito Beto Passos ontem, fazendo comentários que ironizavam as medidas anunciadas pelo prefeito de enfrentamento ao coronavírus. Por mórbida curiosidade fui verificar o perfil do rapaz na rede social e, para minha surpresa, o cidadão é morador de Rio do Sul. Que raios um morador de Rio do Sul faz em uma coletiva com o prefeito de Canoinhas? Tá sobrando tempo mesmo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APOSENTADOS

Reprodução

O governador Carlos Moisés (PSL) disse ontem que o Estado vai montar um esquema especial para pagar aposentados e pensionistas na próxima semana. Em Canoinhas as pessoas estão desesperadas porque todas as agências bancárias estão fechadas e poucos sabem usar o cartão no caixa eletrônico.

 

 

 

 

 

 

 

 

TENTATIVA

A Caixa Econômica Federal está aberta em regime especial em grandes cidades, mas aqui na região não há agência aberta. A gerência de Canoinhas informa que o jurídico da agência está tentando uma liminar para que essas unidades do interior também adotem o regime especial.

 

 

 

 

 

 

 

SUCESSO

Pelo meno 3,6 mil pessoas ouviram a primeira edição do podcast Coronavírus que o JMais estreou anteontem. Além dos 2,5 mil contatos que pediram o podcast por Whats App (você pode pedir gravando o número 47 3622 5674 no seu celular e mandando um “oi” pra gente ou clicando aqui), outros 1,1 mil ouviram pelo site.

 

 

 

 

 

 

 

CONFIANÇA

Falando nisso, um estudo global divulgado pela agência de comunicação Edelman mostra que em meio à pandemia de coronavírus os veículos da grande imprensa aparecem como a fonte de informações mais confiável para 64% das pessoas. Antes da crise de saúde que atinge todos os continentes, havia uma tendência de baixa credibilidade do jornalismo e das fontes de conhecimento, como a ciência.

 

 

 

O levantamento aconteceu entre os dias 6 a 10 de março, antes das principais ações relacionadas à pandemia, como fechamentos de fronteiras e orientações de isolamento.

Rolar para cima