Avaliem a real necessidade de irem aos bancos nesta segunda-feira
Zenici Dreher*
Analisando o cenário atual faço uma chamada para reduzir o contágio pelo coronavírus.
Podemos fazer a nossa parte no dia a dia lavando as mãos com água e sabão com frequência e evitando aglomerações. O hábito da etiqueta respiratória deve ser adotado por todos. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Ressaltar que nos casos de isolamento domiciliar de pessoas com sintomas respiratórios, tosse seca, dor de garganta e dificuldades respiratórias, o atestado é estendido às pessoas que residem no mesmo endereço por quatorze dias.
Podemos manter o distanciamento social e deslocamentos para atividades estritamente necessárias. Podemos reforçar a desinfecção de objetos e superfícies tocadas com frequência e mudar a forma de cumprimentar as pessoas.
Nesta segunda-feira, 30, conforme decreto estadual, as agências e correspondentes bancários vão reabrir suas portas. Não se aglomerem, não permitam que seus pais ou avós fiquem em ambientes com muitas pessoas. É hora de se cuidar e de racionalizar: será que quem deixar de ir amanhã ao banco terá grande perda se deixar para ir na terça ou na quarta? Se todos se aglomerarem amanhã nos bancos, principalmente os idosos, os mais vulneráveis, aumentaremos potencialmente os riscos de contágio. Avalie a real necessidade de sair de casa e só saia se for realmente necessário.
Pacientes com casos leves devem procurar unidades de saúde referência para sintomas respiratórios. Os vírus respiratórios se espalham pelo contato e cada um é responsável por ações para se manter saudável e diminuir danos à população. Tudo isso pode reduzir as chances de transmissão do vírus e depende de cada um de nós. Podemos nos preparar para conviver com o vírus fazendo a nossa parte. Isso não depende de políticos nem dos técnicos da saúde, depende de você. A Saúde não está preparada para o caos, nem a Economia. Então, em casa ou no trabalho, vamos nos unir e seguir Orientações Técnicas baseadas em estudos científicos para diminuir a transmissão do vírus. #AHoraÉAgora #FaçaASuaParte
*Zenici Dreher é vereadora e foi secretária de Saúde de Canoinhas