6 de abril de 2020
Folha de S.Paulo
Isolamento contra vírus tem apoio de 76%, diz Datafolha
O brasileiro quer manter o isolamento social nos moldes atuais para fazer frente ao coronavírus, ao contrário do que tem defendido o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
É o que mostra pesquisa Datafolha, que apontou maioria sólida em favor de que as pessoas fiquem em casa para impedir que o vírus se espalhe, mesmo que isso signifique prejudicar a economia e causar desemprego.
Defendem essa visão 76% dos entrevistados pelo instituto entre 1 e 3 de abril. Foram ouvidas 1.511 pessoas excepcionalmente por telefone, em razão da pandemia.
Em geral, o Datafolha trabalha com pesquisas feitas presencialmente, abordando pessoas em pontos de fluxo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
- Bolsonaro fala em usar caneta contra quem virou estrela
- Alguns países europeus veem queda na taxa de contágio
- Para Elizabeth 2ª, separação lembra 2ª Guerra
- Indústria se move para produzir insumos em falta
- Apenas 15% dos idosos de SP moram sós moram sós
O Estado de S.Paulo
Contra ‘empoçamento’, BC comprará títulos e carteiras
Uma das propostas do governo para combater a crise provocada pela covid-19 é a compra direta, pelo Banco Central, de carteiras de crédito e títulos das empresas. O objetivo é fazer chegar à economia os recursos liberados e evitar o “empoçamento” do dinheiro, permitindo aos empresários o acesso aos estímulos. Na avaliação do ministro da Economia, Paulo Guedes, os recursos para ampliar o crédito estão “empoçados no sistema financeiro”. Segundo ele, mesmo após medidas como a redução do depósito compulsório das instituições financeiras no BC, o dinheiro não está chegando a quem precisa. A compra direta é utilizada por outros bancos centrais do mundo, como o Federal Reserve (Fed), dos EUA. O instrumento permite ao BC injetar recursos no mercado sem precisar de intermediários. A medida exige, porém, a aprovação de uma PEC pelo Congresso Nacional.
- ‘A caneta vai funcionar’, diz Bolsonaro sobre ‘ministros’
- Estados Unidos se preparam para “semana de horror”
- Cresce procura por teleconsulta após covid-19
- Brasileiro já faz planos para depois do confinamento
- SP projeta 220 mil casos de coronavírus
O Globo
Vírus circula em 397 cidades fora de grandes centros urbanos
Um mês após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no interior do país, 397 municípios fora as capitais e cidades das regiões metropolitanas já registram contaminação pela Covid-19, segundo levantamento do GLOBO com o auxílio das bases de dados Brasil. IO e Lagom Data. Em paralelo ao avanço da epidemia em centros como Rio, São Paulo e Fortaleza, o ritmo de contaminação também se acelerou em cidades de médio e pequeno porte na última semana. Nesse período, o número de municípios do interior com confirmação do vírus mais que duplicou, com novos registros em 222 cidades que até então não estavam nas estatísticas do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais.
- Cloriquina: ainda sem evidência da eficácia
- Infecção avança, mas respeito ao distanciamento social diminui
- Isolamento faz cair morte e contágio em Itália e Espanha
- Campanhas garantem leitos e cestas básicas
- Estados buscam empréstimo no exterior
- Brasil vai testar uso de sangue de pacientes curados
- No ensino médio, 57% dos alunos estudarão à distância