Incentivo ao agricultor é a principal missão da secretaria de Desenvolvimento Rural

Frigorifico Catarinense/Ascom/Divulgaçao
Frigorifico Catarinense/Ascom/Divulgaçao

Diariamente uma equipe de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Canoinhas visitam agricultores do município com o objetivo de incentivar e aprimorar as técnicas agrícolas executadas pelos produtores. Esse auxílio é uma das principais missões da secretaria, que criou mecanismos para auxiliar os agricultores em suas propriedades. A excelente equipe de técnicos da secretaria e programas como o Porteira Adentro, por meio do qual o agricultor recolhe uma taxa e tem a disposição máquinas como retroescavadeira e escavadeira hidráulica, vêm ganhando força e transformando a área agrícola em uma fatia importante na economia local.

Essa ajuda ao produtor foi um dos pedidos realizados pelo prefeito  Beto Faria, como conta o secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke. “Quando assumimos a secretaria tivemos o pedido do prefeito para ajudarmos os nossos agricultores no que fosse necessário, dentro da legislação. E a nossa parte é mesmo ajudar a formar o projeto e a sair do papel, e ainda na sua legalização”, disse. Em visita a propriedade de Onedir Arbigaus, na localidade interiorana de Rio da Veada, uma das primeiras perguntas do secretário e do técnico Jeferson Mortean Gonçalves, é como está o andamento do projeto para a construção de uma queijaria. No projeto de Arbigaus a secretaria de Desenvolvimento Rural está auxiliando desde o início quando o produtor foi incentivado a produzir queijos e adquiriu os animais. “Esse é mais um pequeno agronegócio que em breve nosso município deve ganhar, ficamos muito contente quando podemos ajudar nossos agricultores e vemos o projeto saindo do papel”, disse Mielke.

Propriedade de Clair Dudczak/Ascom/Divulgação
Propriedade de Clair Dudczak/Ascom/Divulgação

Na beira da SC – 477, rodovia que liga Canoinhas ao município de Major Vieira, mais um empreendimento já está em funcionamento, o Frigorifico Catarinense, também recebeu apoio da secretaria de Desenvolvimento Rural, e hoje conta com 9 funcionários, e em 2014 foram abatidos cerca de 400 bovinos e 1.200 suínos. Outro apoio da secretaria e no Serviço Municipal de Inspeção Sanitária, onde diariamente uma equipe da secretaria composta por um veterinário e um técnico, visitam o frigorifico e fiscalizam as atividades e o abate dos animais.

“Nossas equipes estão diariamente conversando com os  agricultores vendo quais são os seus anseios, quais são os seus projetos, e a partir daí começamos nosso trabalho. Muitas vezes leva tempo até o projeto sair do papel, mas fazemos o possível para que o sonho do homem do campo se torne realidade”, comentou o secretário de Desenvolvimento Rural, Joercio Mielke, que ainda lembrou dos inúmeros projetos onde a secretaria ajudou e hoje está em funcionamento.

Propriedade de Onedir Arbigaus/Ascom/Divulgação
Propriedade de Onedir Arbigaus/Ascom/Divulgação

O agricultor Clair Dudczak é um desses exemplos, há 13 anos tem a sua propriedade na localidade de Santo Antonio, e hoje tem uma grande diversificação em suas terras produzindo leite, tabaco, soja, milho, reflorestamento de erva-mate, e iniciando na piscicultura. Clair conta que já recebeu apoio da secretaria por diversas vezes, e que sem esse apoio e a força de vontade muitos projetos não teriam saído do papel. “O grande apoio que eu tive da secretaria da agricultura foi a partir da época em que começamos a conhecer e ver as ações que eram feitas há tanto tempo pela prefeitura, principalmente para as pequenas propriedades. Digo que graças a secretaria de Desenvolvimento Rural e a assistência técnica que recebemos, e ainda o apoio da Epagri, junto com a nossa contrapartida é que as coisas funcionam”, disse Clair Dudczak, que além do apoio técnico da secretaria, já utilizou o programa Porteira Adentro para construção de dois silos com capacidade de 100 toneladas cada um, aquisição de cascalho, e atualmente as máquinas trabalham na construção de açudes. Dudczak também realizou em suas terras um projeto de captação de água para irrigação, com parcerias da secretaria, Epagri e da empresa Souza Cruz.

Propriedade de Clair Dudczak/Ascom/Divulgação
Propriedade de Clair Dudczak/Ascom/Divulgação

O auxílio ao agricultor é uma das principais missões da secretaria de Desenvolvimento Rural, que busca o fortalecimento da cadeia produtiva, levando conhecimentos e técnicas, por meio de programas, ações e incentivos. Atender o maior número de pessoas que estejam envolvidas no meio Rural é o foco da secretaria, que procura auxiliar os produtores no melhoramento de suas propriedades, objetivando mais fontes de renda, agregando valores em seus produtos e com as suas melhorias fazer com que o campo se torne mais atraente e rentável. E essa parceria tem resultado em bons frutos como conta o agricultor Clair Dudczak. “Fazer essa parceria com a secretaria de Desenvolvimento Rural é uma boa dica, o agricultor deve procurar a secretaria os técnicos e buscar esse apoio, devemos acreditar em órgãos como a agricultura e a Epagri. O agricultor que quer crescer na vida deve buscar treinamentos e ter interesse em buscar auxílio, hoje graças a Deus a secretaria de agricultura está sendo bem representada”, disse Clair, que participa ativamente de reuniões, treinamentos e ainda faz parte do Conselho Municipal de Agricultura.

Conforme dados do Ministério da Agricultura o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, no ano de 2014, representou entre 22% e 23% do PIB total da economia brasileira, com cerca de R$ 1,1 trilhão, conforme os dados as atividades agrícolas representam 70% e a pecuária cerca de 30% do valor produzido no ano. Em Canoinhas a agricultura tem um grande destaque na economia local, conforme dados da secretaria de Desenvolvimento Rural, somente em 2014 foram emitidas notas fiscais agrícolas no valor de R$ 232.225.991,44.

 

 

Rolar para cima