Covid 19: WestRock reforça medidas de prevenção em alojamentos de terceirizados

Medidas que já vinham sendo rígidas estão sendo reafirmadas com mais ações depois de caso confirmado

 

 

 

 

A WestRock se pronunciou por meio de nota sobre o caso confirmado de covid-19 de um funcionário terceirizado que veio do Rio Grande do Norte para trabalhar nas obras de expansão da empresa. A WestRock afirma que comunicou às autoridades de Saúde na segunda-feira, 27, que um de seus colaboradores vindos para, após cumprir quarentena, trabalhar na obra de expansão de Três Barras, estava com suspeita de covid-19 e havia sido testado negativo, por meio do exame RT-PCR, pelo laboratório Genolab. O rapaz, assim como todos que viajaram com ele, permaneceram desde a chegada em quarentena na Casa de Chegada, em Canoinhas, e não acessaram o canteiro de obras ou as dependências da empresa, segundo a nota.

 

 

 

 

Perto das 17 horas desta terça-feira, 28, a empresa recebeu a informação pela Secretaria de Saúde de Três Barras, do resultado positivo para covid-19, do mesmo colaborador, desta vez pelo exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de SC (Lacen).

 

 

 

 

O material para ambos os exames foi coletado no mesmo momento, no Pronto Atendimento Municipal de Três Barras, pela Secretaria de Vigilância Epidemiológica, no domingo, 26, e enviado para o Lacen-SC e para o Laboratório Genolab.

 

 

 

 

O Laboratório Genolab, cujo resultado do teste foi negativo, é referência e o único homologado pelo Lacen para também realizar o diagnóstico de SARS-Cov2 (novo coronavírus) com testes RT-PCR no Estado de Santa Catarina.

 

 

 

 

 

“Apesar do RT- PCR ser o exame padrão ouro para detecção viral, é sabido, pela comunidade científica, que, como todo exame, há a possibilidade de, mesmo em laboratórios idôneos e realizado por pessoas capacitadas, ocorrerem resultados falsos negativos e/ou falsos positivos. Não é possível determinar o porquê os resultados divergiram. Os dois laboratórios usam os mesmos protocolos e reagentes para os referidos exames. Como os resultados de testes são coletor-dependentes, uma das hipóteses para o ocorrido é a variação do local da coleta do material no paciente, bem como das características da própria amostra”, afirma a WestRock na nota.

 

 

 

 

O colaborador testado apresentou melhora do quadro clínico e recebeu alta do Hospital Santa Cruz de Canoinhas na manhã desta terça-feira, 28. Durante a tarde, permaneceu estável e em isolamento na Casa de Passagem em Três Barras. Porém, por precaução, apesar do quadro clínico favorável, ao final da tarde, ele foi transferido de ambulância para o Hospital Santa Cruz de Canoinhas na ala covid-19, para acompanhamento médico mais próximo.

 

 

 

O colega, que antes da internação, compartilhava quarto com o paciente, está bem e totalmente isolado em Casa de Passagem em Três Barras, desde sábado, 25. “Todas as demais pessoas que tiveram contato com o colaborador testado, também estão isoladas, em outras três residências (Casas de Chegada) em Canoinhas, e permanecem assintomáticas, recebendo acompanhamento médico diário que inclui aferição de temperatura e avaliação de sintomas. Todos receberão, ainda hoje, máscaras de proteção superior, PFF2 (N95)”, afirma a empresa.

 

 

 

 

O quarto e as dependências onde o colaborador esteve antes de ser internado passarão por limpeza e desinfecção profissional completa, a ser realizada por empresa especializada e homologada, informa a WestRock.

 

 

 

 

“Todos os demais protocolos de prevenção de contaminação foram e continuarão sendo seguidos estritamente. Mantemos o nosso compromisso com a saúde, segurança de todos e com a transparência de informações. Apenas juntos venceremos. Todos contra a covid-19”, conclui a empresa.

Rolar para cima