11 de maio de 2020
Folha de S.Paulo
Semana será decisiva para apuração sobre Bolsonaro
Esta semana será decisiva para a PGR (Procuradoria-Geral da República) concluir se irá denunciar o presidente Jair Bolsonaro por corrupção passiva privilegiada, obstrução de Justiça e advocacia administrativa por tentar interferir na autonomia da Polícia Federal.
De segunda (11) a quinta-feira (14), três ministros de Estado, seis delegados e uma deputada federal devem prestar depoimento no inquérito que investiga a veracidade das acusações do ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro contra o chefe do Executivo.
Além disso, o ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), pode decidir nos próximos dias sobre a publicidade do vídeo da reunião ministerial em que Bolsonaro teria ameaçado Moro de demissão caso não trocasse o diretor-geral da PF.
Nesta investigação, Bolsonaro poderá ser denunciado pela PGR e, se a Câmara aprovar o prosseguimento das investigações, será afastado do cargo automaticamente por 180 dias.
- Gestão atual gasta mais no cartão da Presidência
- Vídeo do Planalto usa sentença que lembra lema nazista
- Bolsonaristas reviram lixo para atacar imprensa
- Com juros baixos, brasileiros buscam as ações em queda
- Sarampo cresce no país com pandemia do coronavírus
- Megarrodízio de carros começa na cidade de São Paulo
- Governo de SP não consegue conter Covid-19 nas prisões
O Estado de S.Paulo
Compras sem licitação por covid-19 são investigadas em 11 Estados
A pandemia de covid-19 pressiona prefeitos e governadores a agir de forma rápida para assegurar a aquisição de insumos necessários ao enfrentamento da doença. Respiradores, máscaras e demais equipamentos de proteção individual entraram para a lista prioritária de compras realizadas sem licitação em função do novo coronavírus. É uma guerra comercial, mas que revela implicações políticas e até policiais. Desde abril, investigações por mau uso do dinheiro público se espalharam por ao menos 11 Estados e o Distrito Federal.
- Prefeituras podem adiar contribuição à Previdência
- Interior de SP já teme sobrecarga hospitalar
- Voluntários doam sangue para pesquisa
- Com mais casos, Ásia teme nova onda de contágio
- Trump tenta conter vírus na Casa Branca
- Avianca Holdings pede recuperação judicial
O Globo
Rio tem 93% das cidades com casos de covid-19
Estado em que a Fundação Oswaldo Cruz recomendou a política de lockdown para o combate ao novo coronavírus, o Rio já contabilizava 86 municípios (93,5%) com casos registrados da doença na última sextafeira. Em todo o país, o percentual só é superado pelo Amapá (100%) e se assemelha ao do Ceará (91,3%) e ao de Roraima (93,3%).
Estados como São Paulo e Minas Gerais têm índices de penetração da Covid-19 muito abaixo do Rio, com 62% e 25% das cidades atingidas respectivamente.
- Leitos precisam ser abertos mesmo sem respiradores
- Militares avançam em cargos na área da Saúde
- Programas de milhas sofrem com crise aérea
- Tributo desperta importância de contar histórias das vítimas