Município tem oito casos confirmados da doença e registrou um óbito
Nesta terça-feira, 19, o Hospital São Sebastião, de Papanduva, divulgou uma nota esclarecendo a população sobre os casos confirmados de covid-19 no município e críticas negativas recebidas pela unidade. Confira a nota na íntegra.
NOTA DO HOSPITAL SÃO SEBASTIÃO
“Diante deste cenário gerado pelo novo Coronavírus, nós, administradores e colaboradores do Hospital e Maternidade São Sebastião de Papanduva, decidimos vir a público para atualizar a comunidade papanduvense.
Antes, entretanto, lembramos a todos que, no dia 18 de março, já havíamos nos manifestado através das redes sociais, quando compartilhamos com a comunidade detalhes do Plano de Contingência Institucional que foi criado para enfrentar este momento de crise.
Muitos de vocês talvez não saibam que quando o governo estadual nos deu um prazo para nos adequarmos, a instituição foi obrigada a cumprir as instruções, estando sujeita às responsabilidades impostas pela lei.
Superar esta etapa exigiu muito esforço de todos nós, mas não esquecemos daqueles que não participam do nosso dia a dia, mas que mais uma vez não se furtaram em colaborar quando foram acionados.
Felizmente vivemos em uma comunidade que, nestes momentos críticos, coloca a solidariedade acima de qualquer diferença.
Entendemos que, como entidade privada de caráter filantrópico, nosso papel é somar esforços com as demais unidades de saúde do município e da região, para operacionalizar as estratégias de enfrentamento da pandemia , definidas pelos órgãos competentes.
Como única unidade hospitalar do município muitas vezes extrapolamos e assumimos responsabilidades que em tese não seriam nossas, mas nunca nos negamos a atender as demandas que se apresentam.
Desde o início desta crise, o nosso corpo técnico segue à risca os protocolos criados pelo Ministério da Saúde e que foram adaptados à nossa estrutura física e capacidade operacional.
Acreditamos que está claro para todos que estamos enfrentando um vírus resistente, contagioso e com um comportamento ainda não totalmente conhecido pela comunidade médica e científica internacional.
Este inimigo invisível demorou um pouco mais a chegar no nosso município, mas nós já sabíamos que em algum momento isso aconteceria.
Infelizmente este momento chegou e nas últimas semanas passamos a conviver com os primeiros casos que testaram positivos da covid-19 e um caso que lamentavelmente resultou em óbito. Este fato nos entristece, nos preocupa e aumenta a nossa responsabilidade.
Entretanto, seguimos firmes no propósito de “Cuidar da saúde da nossa comunidade”.
Inesperadamente, nos últimos dias fomos atacados através das redes sociais por um munícipe que coloca em dúvida o nosso profissionalismo e preparo para lidar com esta situação.
Mesmo se tratando de um ataque isolado, ele nos ofende profundamente e aparentemente desconsidera o fato de que seríamos os primeiros a sofrer o impacto de qualquer ação descuidada, já que diariamente nos expomos ao elevado risco de contaminação por contato com eventuais acometidos pela covid-19.
Por esta razão, decidimos repudiar publicamente a atitude, que além do seu caráter calunioso e difamatório, ainda traz risco à saúde pública, pois desestimula àqueles que necessitam de tratamento, a procurar atendimento junto ao hospital.
Consignamos que todas as medidas legais já estão sendo tomadas e que não permitiremos sob hipótese alguma que condutas como esta nos impeçam de seguir firmes por aqui, com a missão precípua de cuidar das pessoas, salvando e protegendo vidas.
Sigamos em frente, atentos às instruções dos órgãos públicos referentes ao isolamento social e não nos esqueçamos que cada uma de nossas atitudes gera responsabilidades e impacta diretamente a todos que nos rodeiam.”
Diretoria e Colaboradores
Hospital e Maternidade São Sebastião
Papanduva, 19 de Maio de 2020