Canoinhas sedia nesta terça-feira, 24, e quarta-feira, 25, o Seminário Regional para Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense. O evento, que será realizado na Associação dos Servidores Municipais de Canoinhas (Assemca), é gratuito, mas para participar é necessário que o interessado se inscreva em um Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais mais próximo de sua casa.
O objetivo é de motivar a diversificação de atividades nas propriedades da agricultura familiar mobilizando a juventude rural e mulheres para o desenvolvimento rural sustentável. O evento é organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares de Santa Catarina (Fetaesc) em conjunto com suas lideranças sindicais do movimento na região o Seminário Regional para Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense. Na programação o Curso de Capacitação, com habilitação, em Reforma Agrária e Crédito Fundiário, além de palestras com diretores e técnicos da federação, da Embrapa e Epagri.
O assessor de planejamento da Fetaesc, Irineu Berezanski, acredita ser uma grande oportunidade para o produtor rural da região, em especial para aquele da agricultura familiar.
O coordenador da microrregião Astramate, José Valmor Nicoluzzi, ressalta a importância dos temas que serão apresentados e discutidos e ainda o renomado gabarito de todos os técnicos envolvidos responsáveis por ministrar as palestras.
Entre os temas que serão abordados está a demonstração de alternativas para a agricultura familiar do Planalto Norte, apresentando as culturas da Fruticultura e Olericultura, Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), procedimentos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), PNAE, Seguro Agrícola/Proagro, fundamentos de processos de gestão de uma propriedade rural, e ainda informar sobre os procedimentos de certificação dos selos Mulheres, Jovens e Terra Negra Brasil.