De janeiro até agora o hospital recebeu R$ 4.680.341,32 em repasse
A Secretaria de Saúde de Canoinhas divulgou relatório nesta sexta-feira, 5, com a prestação de contas dos repasses ao Hospital Santa Cruz. De janeiro até agora o hospital recebeu R$ 4.680.341,32 em recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que são gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Destes valores, R$ 2,1 milhões são para custear os internamentos rotineiros. Mesmo com a redução no número de internados, o Ministério da Saúde não deixou de repassar o dinheiro. Pelo contrário, dobrou o valor de alguns recursos.
Estão incluídas neste valor também emendas parlamentares de R$ 400 mil: R$ 300 mil do deputado Darci de Matos e R$ 100 mil do deputado Carlos Chiodini.
Neste total enviado ao hospital está repasse do Município Canoinhas de R$ 500 mil. É recurso que vem para “Porta de Entrada” efetivamente realizada pela Unidade de Pronto Atendimento (24horas). No entanto, para contribuir com as despesas do hospital, a Secretaria Municipal de Saúde repassa o dinheiro ao HSCC.
O Município pagou 100% dos sobreavisos médicos e plantões presenciais também.
A Secretaria de Saúde também já fez o repasse de R$ 522 mil que foram enviados pelo Governo Federal para uso na Ala Covid: R$ 282 mil de auxílio financeiro para usar na UTI na compra de medicamentos, suprimentos, insumos e produtos hospitalares, aquisição de equipamentos, realização de pequenas reformas, contratação de pessoal e R$ 240 mil a primeira parcela pela habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde.
Os municípios (Canoinhas, Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo) estruturaram com recursos próprios os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em funcionamento desde o dia 1º de abril da Ala Covid. No dia 29 de abril o hospital ficou habilitado pelo Ministério da Saúde para receber R$ 1.600,00 por dia por leito disponibilizado – internando ou não internando, o HSCC recebe. O pagamento veio antecipado para o Município para o custeio de 90 dias.
Apenas cinco pacientes tiveram infecção confirmada para covid-19, mas, o hospital e o SUS, de forma geral, devem sempre buscar equilíbrio financeiro, pois cada paciente apresenta necessidades diferentes e para os leitos que não forem utilizados os recursos também estão garantidos.
No mês de abril, Canoinhas custeou 100% dos serviços médicos da Ala Covid – ainda que o hospital tenha recebido pacientes de outras cidades. Em maio, o custeio será de 76% porque o hospital entendeu por reajustar os valores pagos aos médicos e este acréscimo será pago pelo HSCC.
Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Major Vieira ratearam, até agora, R$ 399.339,79 em despesas da Ala Covid-19: em materiais como insumos e EPIs, respiradores, monitores, medicamentos e fisioterapeutas. Canoinhas arcou com a maior parte desta conta: R$ 238.481,45.
“Prefeitura de Canoinhas e o hospital estão trabalhando lado a lado para minimizar os possíveis impactos em relação à covi-19. O objetivo de todos nós é combater o novo coronavírus e evitar perdas por conta do vírus. Se depender de nosso empenho o hospital sempre terá o nosso apoio”, comenta o prefeito Beto Passos.
Durante a coletiva de imprensa com transmissão ao vivo no Facebook desta sexta-feira, o presidente do hospital, Reinaldo de Lima Jr, agradeceu o apoio de todos os prefeitos da região.
CENTRAL COVID-19
Canoinhas conta com dois serviços exclusivos referência para sintomas respiratórios: além da Ala Covid que está no hospital e conta com leitos de enfermaria e UTI, temos o Centro de Referência Covid-19. Esta central é mantida pelo Município de Canoinhas e conta com cessão de servidores de Bela Vista e Três Barras.
O serviço funciona 24 horas por dia e é totalmente custeado com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde. Na Central estão médicos, profissionais de enfermagem de serviços gerais. Esta central de triagem é o primeiro contato dos pacientes com sintomas respiratórios. É a unidade que faz a testagem dos pacientes com sintomas estando na linha de frente do combate à covid-19 em Canoinhas. A Central atendeu, desde a sua criação, em 20 de março, 1.049 pessoas.