Quem tiver contato direto com o prefeito deve desconsiderar mensagens
Na manhã desta sexta-feira, 12, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Canoinhas alertou que o número do celular do prefeito Beto Passos foi clonado. A notícia foi dada também através do perfil do chefe do Executivo no Facebook.
Em nota, a assessoria da Prefeitura, pediu que todos que possuem contato direto com ele, que desconsiderem qualquer mensagem recebida. A última mensagem enviada por ele aos seus contatos foi na quarta-feira, 10, atualizando informações sobre a covid-19. O prefeito está tomando as providências cabíveis.
Uma pessoa, que tem contato com Passos, chegou a receber uma mensagem pelo WhatsApp do telefone do prefeito, após a clonagem, perguntando se ela usava Banco do Brasil ou Itaú, pelo aplicativo do celular ou computador”, dizia a mensagem.
ENTENDA O CASO
Esse tipo de golpe usa a clonagem de chips de celular e mensagens no WhastApp para extorquir usuários. O criminoso rouba o número do telefone das vítimas para acessar suas contas no aplicativo e dispara conversas falsas. Na maioria das vezes, os criminosos entram em contato com amigos e familiares da pessoa para pedir o depósito de valores, para efetuar compras, entre outros motivos.
O golpe tem duas vítimas, a que tem o celular clonado e a outra que é lesada financeiramente.