Com aceleração de mortes, SC deve ter novas medidas para conter covid-19

Já são quase 500 mortes confirmadas; alerta nacional para avanço da pandemia se concentra no Sul

 

 

 

 

Confirmando as perspectivas de que o inverno acarretaria no aumento de casos e mortes causados pela covid-19 na região Sul, aliadas ao relaxamento de medidas restritivas, em Santa Catarina houve uma aceleração significativa no número de casos (43.031) e mortes (quase 500) neste fim de semana. A aceleração deve levar o governo a anunciar novas medidas restritivas ainda nesta segunda-feira, 13.

 

 

 

Segundo o colunista Anderson Silva, do  site NSC Total, estuda-se a restrições de eventos sociais e esportivos, incluindo o Campeonato Catarinense de futebol. A tendência é que haja uma regra para o Estado nesses setores. Ao mesmo tempo, aumentará a atuação estadual junto aos municípios.

 

 

 

Em relação aos eventos, o decreto assinado pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) no começo de junho estipulava a proibição até 5 de julho. Depois disso, a Secretaria de Saúde trabalhava com a hipótese de prorrogar as restrições envolvendo cinemas, teatros, museus e atividades com público. Isso acabou não ocorrendo. A justificativa da pasta é que segue em vigor uma portaria de maio com proibição de aglomerações.

 

 

 

 

 

AVANÇO

Conforme o JMais adiantou no sábado, 11, hospitais da região de Canoinhas, com lotação bem menor que os de cidades maiores, passaria a receber pacientes de fora. Ainda no fim de semana a ala covid do Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) recebeu um paciente de Joinville, o primeiro de fora da região. Antes, somente pacientes de Papanduva e Irineópolis haviam sido internados na ala.

 

 

 

O Hospital Santa Cruz está com três pacientes internados. Além do de Joinville, um de Três Barras e outro de Canoinhas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente de Canoinhas, de 84 anos, deu entrada no início da noite deste domingo, 12.

 

 

 

 

ALERTA NACIONAL

A região Sul do País é apontada como o alvo principal do coronavírus no momento no Brasil. A taxa de contaminação no Planalto Norte é grave e o número de mortos vem crescendo em uma intensidade que não indica que Santa Catarina tenha alcançado o pico.

 

 

Segundo o consórcio de veículos de imprensa divulgou neste domingo, 12, houve aumento de 53% no número de mortes em Santa Catarina no fim de semana.

 

 

 

 

Rolar para cima