Câmara de Canoinhas volta a discutir eleição direta para diretor de escola

Questão foi rejeitada pela Câmara em 2008

 

 

Vereadores de Canoinhas voltaram a discutir nesta segunda-feira, 24, a possibilidade de as escolas municipais terem eleição direta para diretor. O assunto já é discutido há mais de 10 anos na Câmara.

 

 

Em 2008, curiosamente também um ano eleitoral, projeto de autoria dos vereadores Vagner Trautwein (PSDB) e Célio Galeski (então no DEM), foi reprovado por seus pares à época.

 

 

 

 

Como o projeto em votação era de alteração na Lei Orgânica do Município, seria necessária a aprovação de dois terços dos vereadores, diferentemente da maioria simples, válida para outros casos. Com seis votos a favor, o projeto ficou a um voto da aprovação.

 

 

 

Agora, requerimento do vereador Mario Erzinger (PL) pede que o Conselho Municipal de Educação se manifeste a respeito. Hoje os cargos de direção são ocupados por pessoas indicadas pelo prefeito. Nas escolas estaduais já há eleição direta feita por alunos e membros da comunidade escolar.

 

 

 

 

 

Um dos autores do projeto de 2008, Galeski reforçou que “assinaria e sou plenamente favorável” ao projeto. Ele lembrou que “o bom diretor permanece” no caso de eleições diretas. Um dos entraves para o projeto passar em 2008 foi a suposta politização partidária dentro das escolas.

Rolar para cima