AmplaNorte entrega reivindicações ao secretário de Desenvolvimento Sustentável

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Norte (AmplaNorte) se reuniram nesta quarta-feira, 29, com os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, e de Planejamento (SPG), Murilo Flores. O objetivo foi discutir a continuidade das atividades de elaboração e implantação do Plano de Desenvolvimento Regional, iniciado em 2014. “O desenvolvimento do Planalto Norte é uma das nossas prioridades, atendendo aos pedidos dos prefeitos e do próprio governador Raimundo Colombo. Uma região que tem grandes potencialidades para atração de novos investimentos”, declarou Chiodini.

Segundo o presidente da AmplaNorte e prefeito de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira, a elaboração do plano foi uma ferramenta encontrada para o desenvolvimento econômico da região, onde se encontram alguns dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) de Santa Catarina. “Precisamos reverter este quadro. Este trabalho conta com a participação dos prefeitos, técnicos municipais, representantes da sociedade civil e, claro, com o apoio do Governo do Estado”, salientou Gilberto.

O secretário da SDS revelou alguns setores que podem ser instalados no Planalto Norte, um trabalho que vem sendo desenvolvido desde fevereiro e deve ser anunciado ainda no primeiro semestre. “Já existe uma prospecção de empresas para região de Mafra, do setor agroindustrial e também madeireiro, com agregação de valor e melhorias voltadas para o setor agrícola. Este é apenas o começo de um trabalho que deve se intensificar com esta parceria entre Governo do Estado e AmplaNorte”, diz Chiodini.

No documento entregue ao secretário Carlos Chiodini, foram citados os eixos temáticos que serão inseridos no plano, que incluem desenvolvimento econômico, por meio de atração de empresas e fortalecimento da cadeia produtiva; infraestrutura, com a duplicação da BR 116 e melhorias na ferrovia; educação, com a instalação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul e ensino profissionalizante; e serviço público, com a modernização e qualificação dos administradores municipais.

A AmplaNorte é composta pelos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Caastelo, Papanduva, Porto União e Três Barras, que somam mais de 350 mil habitantes. A economia é concentrada no extrativismo da madeira e setor primário.

Rolar para cima