A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Canoinhas realizou na tarde desta sexta-feira, 15, no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) da região de Canoinhas, reunião com os representantes das entidades do setor público estadual, para ouvir o que os órgãos da região tem a dizer, quais suas necessidades, prioridades e sugestões.
Após esse encontro com os órgãos do Estado será realizado no dia 29 de maio a partir das 13h – em local ainda a ser definido – para mais um encontro com os representantes dos municípios de toda região, lideranças da sociedade e políticas, que irão subsidiar a elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2016-2019.
Segundo o secretário regional Ricardo Pereira Martin, o objetivo desses seminários é levantar as demandas regionais junto aos atores sociais e identificar as alternativas de solução para os problemas a fim de compor PPA do Estado de Santa Catarina.
A entrega do relatório final deverá ser realizada até 8 de junho pela SDR Canoinhas, para definir a priorização das ações regionais.
Participaram da reunião, representantes da região da Epagri; Corpo de Bombeiros Militar; Defesa Civil Regional; Fundação do Meio Ambiente (Fatma); Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc); Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc); Unidade Prisional Avançada (UPA); Gerência Regional de Educação (Gered); Gerência Regional de Saúde (Gersa); Instituto Geral de Perícias (IGP); Polícia Militar; Polícia Militar Ambiental; Assessoria Jurídica; Gerência de Infraestrutura; Gerência de Assistência Social; e da Gerência de Administração, Finanças e Contabilidade da SDR Canoinhas, responsável pela organização do Seminário na região.
O QUE É O PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento a médio prazo que define as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos. Com este documento, o governo estabelece suas prioridades para investir melhor os recursos públicos.
A Elaboração do Plano é realizada em quatro etapas:
Preparação do seminário – montar uma equipe para coordenador e organizar o seminário regional de Levantamento de Demandas; e reunião com os representantes das entidades do setor público estadual;
Levantamento de problemas – avaliar sua importância, apresentar o projeto de levantamento de demandas regionais, apontando seus pressupostos, objetivos e etapas que serão realizadas;
Estudo de viabilidade – concluído o levantamento de demandas regionais, estudar viabilidade das demandas pelas diversas áreas temáticas da Secretaria de Desenvolvimento Regional;
Audiências Públicas do Orçamento Regionalizado – apresentação a comunidade do resultado final do seminário regional de levantamento de demandas.