Nos eventos, foram apresentados os principais dados e atributos do modelo de oferta do programa Aprendiz Senai
A Regional Centro-Norte da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) realizou de 14 a 21 de outubro Workshops da Aprendizagem Industrial com representantes de empresas das cidades de Caçador, Videira, Fraiburgo, Curitibanos, Porto União e Canoinhas.
Nos eventos, foram apresentados os principais dados e atributos do modelo de oferta do programa Aprendiz Senai, além de discutir e tornar público os referenciais legais que regem a Aprendizagem Industrial, sob a ótica de fortalecer a indústria catarinense. Também foi alinhada com as indústrias contribuintes da região, a proposta de oferta de cursos e matrículas de Aprendizagem Industrial para 2021, bem como o cronograma de formalização de demanda e início das atividades.
Nos eventos, realizados de forma digital, cerca de 50 indústrias contribuintes participaram e receberam as informações pertinentes de todo o processo.
A coordenadora de operação do Sesi/ Senai, Giovana Brancher Gaio, avalia que os eventos foram importantes momentos de interação, troca de ideias e esclarecimentos de dúvidas sobre a legislação.
PROGRAMA NOVOS CAMINHOS
Durante os Workshops também foi discutido o Programa Novos Caminhos, uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), juntamente com a Fiesc e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), OAB, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fecomércio, Associação Catarinense de Medicina (ACM) e Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).
A parceria entre as oito entidades atende crianças e adolescentes egressas ou residentes nos serviços de acolhimento de Santa Catarina e tem como propósito transformar a realidade de crianças e adolescentes em serviço de acolhimento para que alcancem uma vida digna e autônoma.
Para adolescentes a partir de 14 anos, o Programa busca contribuir para a qualificação profissional, por meio de atividades complementares de formação, de educação básica e profissional e da articulação com empresas e/ou outros parceiros para inclusão no mercado de trabalho.
A Fiesc, por intermédio do Senai, oferta os cursos de formação profissional. Os cursos são gratuitos para os adolescentes do programa para ingresso, sendo observadas as exigências de escolaridade em cada curso.
A Aprendizagem Industrial tem duração de 1 a 2 anos (800 horas) e visa qualificar adolescentes com idade entre 14 a 24 anos.
A participação da comunidade empresarial é essencial para assegurar aos adolescentes dignidade e cidadania. Para tanto, as indústrias das regiões onde estão previstas as ações do Novos Caminhos são convidadas a fazer parte do Programa, que é de grande relevância social, oferecendo capacitação técnica e socioemocional para os adolescentes em serviços de acolhimento de forma prática, rápida e inovadora, para efetiva inserção no mercado de trabalho.