Foto: Depois da campanha vitoriosa de 2014, Mariani e LHS comemoram/Arquivo
Mariani nega que LHS tenha feito acordo para garantir sua candidatura ao Governo em 2018. “O que ocorreu no ano passado foi a troca de apoio do PMDB ao Colombo pelo apoio do Governo a candidatura do Dario Berger ao Senado. Os dois lados ganharam”, lembra Mariani. O deputado federal concorda que o nome de LHS era o único capaz de manter a coligação vitoriosa nas últimas quatro eleições e diz que o senador pretendia, de fato, concorrer em 2018. “Mas acho que no fim das contas ele iria ao Senado novamente, a fim de realizar o sonho de presidir a Casa. Condições políticas para isso ele tinha”, opina o deputado.
Prefeito de Três Barras, Elói Quege (PP) está se articulando a fim de manter a prefeitura em 2017. Estrategista, tem buscado trazer para o governo os que vê como potenciais candidatos a prefeito. É o caso de Ernani Wogeinaki (PSD), nomeado secretário de Administração nesta semana. Sidilon Pazda, até então à frente da pasta, foi para o Desenvolvimento Econômico. Além de ter Daniel da Cruz (PSD) na Secretaria da Habitação, Quege tem estendido a mão para a vereadora Renilce Palhano (PSD), o que deixa claro sua pretensão de manter o PSD na rédea curta. Na foto, Quege é ladeado por Wogeinaki e seu filho, o vereador Ernani Wogeinaki Junior.
Difícil de engolir
Vereador Wilmar Sudoski continua firme na presidência do PSD municipal. Para ele, a nota da coluna passada que afirma que a presidência deve ir para Beto Passos assim que ele assinar a ficha de filiação no PSD, foi precipitada, quase um ato de macumbaria da coluna. Gente do próprio partido, no entanto, confirma a previsão.
Em reunião nesta semana, Alexey Sachweh (PSB) lançou pré-candidatura a prefeito ao lado do médico Marcelo Gallotti (PPS) com apoio, ainda, do PDT e PSC. Na foto, a dupla ao lado de Francisco Vital Pereira (PSB).
Eleições só em 2016
Questionado se a morte de Luiz Henrique muda o rumo das eleições municipais do ano que vem, Beto Faria (PMDB) diz que essa é uma determinação dos diretórios municipais e não há interferência da cúpula estadual. Ademais, lembra ele mais uma vez, deste assunto ele só quer tratar em 2016.
Túnel do tempo
Esquece-se o prefeito que o PSD estava todo assanhado para lançar candidatura própria em 2012. Luiz Henrique e Raimundo Colombo jogaram um balde de água fria no diretório canoinhense ao intimar os militantes a apoiar a candidatura peemedebista.
RÁPIDAS
NUMEROLOGIA: Luiz Henrique sempre se referiu ao PMDB como “o 15”. Morreu às 15h15 de 10 do 5 de 2015.
INVESTIMENTO: A Reunidas está incorporando 33 novos ônibus à frota de transporte coletivo. A empresa conta hoje com 560 ônibus que transportam 20 mil passageiros por dia.
RECUO: Na região, a Reunidas abriu mão da linha Mafra/Porto União, que passa a ser de competência do Coletivo Santa Cruz.
QUE ISSO?: Reportagem do jornal O Povo mostra uma aberração em Bela Vista do Toldo: a rodoviária que jamais recebeu uma linha de ônibus.
ELEIÇÕES: Falando em Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti (PSDB), o visionário que construiu a rodoviária, já está afiando o discurso para disputar a prefeitura em 2016.