Produções estão na Netflix e Amazon
NETFLIX
A Maldição
EUA, 2018 e 2020. Direção: Mike Flanagan.
Esta série de terror tem duas temporadas, que mostram histórias diferentes. A primeira, chamada “A Maldição da Residência Hill”, acompanha irmãos que cresceram em uma casa mal-assombrada e retornam ao local depois de adultos para lidar com o suicídio da irmã. Já a segunda, “A Maldição da Mansão Bly”, se passa na Inglaterra de 1987 e conta a história de uma babá que cuida de órfãos.
Ratched
EUA, 2020. Criação: Ryan Murphy e Evan Romansky. Com: Sarah Paulson, Finn Wittrock e Cynthia Nixon.
A personagem da enfermeira Mildred Ratched, que marcou o clássico “Um Estranho Ninho” (1975), é reencarnada por Sarah Paulson na série. A produção se passa em 1947 e acompanha a personagem, que trabalha como enfermeira em hospital psiquiátrico.
Scream
EUA, 2015. Direção: Jaime Paglia, Dan Dworkin e Jay Beattie. Com: Willa Fitzgerald, Bex Taylor-Klaus e John Karna.
A série é inspirada nos filmes “Pânico”, sobre o assassino que persegue jovens usando uma máscaras. O terror volta à tona quando um crime, parecido com os do serial killer, surpreende a cidade.
AMAZON
Hereditário
EUA, 2018. Direção: Ari Aster. Com: Toni Collette, Milly Shapiro e Gabriel Byrne.
O filme de terror conta a história da família Graham, que, após a morte da avó, começa a ser assombrada por acontecimentos misteriosos.
A Bruxa de Blair
EUA, 1999. Direção: Daniel Myrick, Eduardo Sanchez. Com: Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard.
É um dos maiores clássicos do gênero. No filme, três estudantes de cinema desaparecem depois de entrar em uma floresta para filmar um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. As filmagens desses personagens marcam a linguagem da produção.
O Mal Não Espera a Noite – Midsommar
EUA/ Suécia, 2019. Direção: Ari Aster. Com: Florence Pugh, Jack Reynor, Will Poulter.
Um grupo de amigos viajam para a Suécia para visitar o lendário festival de verão da cidade natal de um deles. Tudo começa como se fosse um retiro idílico, até que alguns integrantes desaparecem e tudo se transforma em uma competição violenta e bizarra envolta de um culto pagão.
Noturno
EUA, 2020. Direção: Zu Quirke. Com: Sydney Sweeney, Brandon Keener e Madison Iseman.
Fruto da parceria entre a Amazon e a produtora Blumhouse, de filmes como “Corra” (2017) e “Atividade Paranormal” (2007), o longa conta a história de uma estudante de música que se sente inferior à irmã gêmea e usa as anotações do diário de uma colega que cometeu suício para se sentir poderosa.